Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nomeação de parente para cargo político não caracteriza ato de nepotismo

    Publicado por JurisWay
    há 11 anos
    A Câmara de Vereadores de Coronel Freitas obteve suspensão da liminar que determinava a imediata exoneração de servidores ocupantes de cargos em comissão, funções de confiança e empregos excepcionais ligados a parentes até o terceiro grau. A decisão em agravo de instrumento, do desembargador substituto Rodolfo Tridapalli, aplicou a Súmula Vinculante n. 13, segundo a qual não se considera ato de nepotismo a nomeação de parente para cargo de natureza política.

    O agravo foi interposto pela Câmara de Vereadores e por uma servidora que deveria ser exonerada após antecipação de tutela concedida em ação civil pública do Ministério Público. No recurso, ela afirmou que foi nomeada sete anos e meio antes da posse de seu cunhado como vereador. Esse fato, segundo a servidora, derruba a afirmativa de conluio e favoritismo por parte do parente, que não exercia nenhum cargo político em 2005, quando ela ingressou no serviço público. Assim, disse não se tratar de nepotismo, e ressaltou que não há indícios de ato de improbidade administrativa.

    Tridapalli observou que a discussão é sobre suspeita de nepotismo - nomeação de cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos e por afinidade para cargo público. Acrescentou que parentes podem ingressar no serviço público através de concurso, em igualdade de condições com todos os demais cidadãos, conforme prevê a Constituição.

    [...] não fosse o entendimento supra, ainda assim mereceriam razão os argumentos apresentados no presente reclamo, porquanto a nomeação da servidora ocorreu muito antes da diplomação do seu parente, fato que afasta a prática de nepotismo, finalizou o magistrado (Agravo de Instrumento nº 2013.053206-4).





    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nomeacao-de-parente-para-cargo-politico-nao-caracteriza-ato-de-nepotismo/125337811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)