Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A proposta muda o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) para tornar permanentes cursos e programas de extensão para a terceira idade em universidades, faculdades, centros universitários e institutos de ciência e tecnologia mantidos com recursos da União, es

    Publicado por JurisWay
    há 11 anos
    A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (7) proposta que fixa prazo de 24 horas para o restabelecimento de serviço suspenso por motivo independente de culpa do consumidor, exceto nos casos de força maior. Pela proposta, o prazo começará a contar a partir da apresentação de reclamação pelo usuário e valerá para a suspensão do fornecimento de luz, água, telefonia ou TV por assinatura, por exemplo.

    A proposta altera a Lei 8.987/95, que trata do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), ao Projeto de Lei 3432/12, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que originalmente acrescentava a medida ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), mas não mencionava claramente os serviços abrangidos, a não ser na justificativa.

    Ihoshi considerou mais adequado alterar a lei sobre concessões e permissões a fim de esclarecer o ponto. A lei deve ser a mais clara e objetiva possível, mencionando de modo inequívoco a quem compete cumprir a norma. No caso concreto, nos parece adequado incluir as concessionárias de serviços públicos que fornecem água e energia elétrica, pois a interrupção nesses casos provoca transtorno ao consumidor, observou o relator.

    O substitutivo também exclui a pena de detenção de três meses a um ano para quem descumprir a norma, conforme estabelecida pelo projeto original.

    Parecer vencedor
    Walter Ihoshi, na verdade, foi relator do parecer vencedor, uma vez que o parecer original, do deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), pela aprovação com emendas, foi rejeitado pela comissão. O parecer de Coelho Filho tornou-se, então, voto em separado.

    Tramitação
    O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

    Íntegra da proposta:
    • PL-3432/2012
    Reportagem - Noéli Nobre
    Edição - Marcos Rossi














    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-proposta-muda-o-estatuto-do-idoso-lei-10-741-2003-para-tornar-permanentes-cursos-e-programas-de-extensao-para-a-terceira-idade-em-universidades-faculdades-centros-universitarios-e-institutos-de-ciencia-e-tecnologia-mantidos-com-recursos-da-uniao-es/125337988

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)