Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal reconhece justa causa de motorista que dirigiu embriagado

    Publicado por JurisWay
    há 11 anos
    A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) reconheceu a dispensa por justa causa de motorista da empresa Company Transportes Ltda por dirigir embriagado ao transportar encomenda de Goiânia/GO para Araguaína/TO.

    Consta dos autos que o trabalhador foi entregar eletrodomésticos em uma empresa em Araguaína, e os responsáveis pela empresa ligaram para a sede da transportadora para reclamar do motorista, que chegou embriagado. Conforme depoimento de testemunhas, no caminhão que o obreiro dirigia havia várias latinhas de cervejas, além de o motorista apresentar-se com os olhos vermelhos e com hálito de bebida alcoólica.

    O motorista pediu a reversão da dispensa por justa causa sob a alegação de a empresa não ter provado a embriaguez em serviço. Segundo ele, a embriaguez exige prova técnica como o teste do etilômetro ou exame de sangue, o que não foi feito.

    O relator do processo, desembargador Elvecio Moura, citou as duas possíveis causas motivadoras de dispensa por justa causa relacionadas à embriaguez: a embriaguez habitual (crônica) e a embriaguez em serviço (ocasional). Ele destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconhece o alcoolismo crônico como doença e que há um entendimento de que se deve encaminhar o trabalhador dependente para tratamento ao invés de puni-lo com a dispensa por justa causa.

    Entretanto, o relator considerou a exceção de embriaguez de trabalhador que exerce a função de motorista, que embriagado coloca em risco não apenas sua vida mas também a de terceiros. O desembargador considerou, ainda, o relato da empresa de que o trabalhador teria bebido um dia antes da viagem e que era um profissional de conduta ilibada. Dessa forma, o Tribunal manteve a validade da pena de justa causa aplicada ao trabalhador.

    Processo: RR 0001840-30.2011.5.18.0003













    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações130
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-reconhece-justa-causa-de-motorista-que-dirigiu-embriagado/125338461

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)