Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Menção ao FGTS no contracheque: empregada doméstica ganha direito ao fundo pela expectativa gerada

    Publicado por JurisWay
    há 10 anos

    A Segunda Turma do TRT-PR resolveu reconhecer o direito de uma trabalhadora doméstica de Curitiba aos depósitos e à multa de 40% do FGTS que não foram recolhidos pelo empregador, mas eram mencionados no recibo de pagamento mensal. O empregador afirmou não ter aderido ao FGTS e, por isso, nunca realizou nenhuma espécie de recolhimento sob esse título.

    Conforme observou o relator do processo, desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, a inclusão do trabalhador doméstico no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e o consequente recolhimento das verbas a ele referentes depende do requerimento do empregador, quando passa a ser obrigatório. Trata-se de faculdade.






    No entanto, existem recibos juntados aos autos que trazem valores supostamente depositados atinentes ao FGTS, demonstrando, inclusive, a base salarial utilizada para o cálculo da referida verba. A trabalhadora, portanto, tinha expectativa em relação ao recebimento do FGTS, haja vista crer que tais valores estavam sendo reiteradamente recolhidos, completou o magistrado ao acolher o pedido.

    A decisão no processo que tomou o número 12820-2013-005-09-00-0, da qual cabe recurso, pode ser lida na íntegra clicando AQUI.



    Matéria de caráter informativo, sem cunho oficial, publicada em 15/08/2014

    Assessoria de Comunicação do TRT-PR

    (41) 3310-7313

    ascom@trt9.jus.br

    Todas as notícias, clique AQUI















    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mencao-ao-fgts-no-contracheque-empregada-domestica-ganha-direito-ao-fundo-pela-expectativa-gerada/134451681

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)