Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Banco terá que indenizar por prestação defeituosa que inviabilizou recebimento de salário

    Publicado por JurisWay
    há 10 anos
    por AB - publicado em 26/08/2014 16:15 O 2º Juizado Especial Cível de Brasília condenou instituição bancária a indenizar correntista que não recebeu seu salário, devido a exigências indevidas do banco na abertura de conta. Da decisão, cabe recurso.

    Ao analisar o feito, a juíza responsável anota que, segundo o disposto no Título 1, Capítulo 6, item 3, do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais, disponível no sítio eletrônico do Banco Central do Brasil, a realização de operações de mercado de câmbio está sujeita à comprovação documental, cabendo a cada instituição financeira verificar a documentação necessária. Nesse viés, as partes trocaram mensagens, via internet, quanto aos documentos exigíveis, evidenciando que o réu não informou ao consumidor, de forma adequada, clara e específica, os procedimentos necessários à regularização da documentação faltante, para a liberação de seu salário, violando o disposto no art. , III, do CDC.

    A julgadora explica, ainda, que o dano moral é decorrência lógica da própria violação do direito da personalidade ou da prática do ato ilícito, sendo certo que a insegurança e a redução da capacidade econômica do consumidor, geradas pelo defeito do serviço prestado pelo réu, atingiu a integridade moral do autor.

    Portanto, conclui a magistrada, em face da ausência de informações adequadas, o réu deve responder pelo prejuízo causado ao autor, consistente na retenção indevida de seu salário, situação que retratou que o serviço bancário prestado foi defeituoso e suscitou riscos acima da expectativa razoável, deixando de garantir segurança financeira ao consumidor, inerente ao serviço contratado.



    Processo: 2014.01.1.070768-5













    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-tera-que-indenizar-por-prestacao-defeituosa-que-inviabilizou-recebimento-de-salario/135894465

    Informações relacionadas

    COAD
    Notíciashá 8 anos

    Banco do Brasil bloqueia conta salário de cliente e deverá indenizá-lo

    Banco terá que indenizar por prestação defeituosa que inviabilizou recebimento de salário

    Hiromoto Advocacia, Advogado
    Notíciashá 8 meses

    Justiça condena banco a indenizar mulher por retenção ilícita de salário

    BEATRIZ DE SÁ CAVALCANTE, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Lei nº 14.133, de 1 de abril de 2021

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)