Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil Eleitor faz balanço das Eleições Gerais de 2014

    Publicado por JurisWay
    há 10 anos
    Neste domingo (19), o Brasil Eleitor mostra o balanço do primeiro turno das Eleições Gerais no país, realizado em 5 de outubro.

    Compareceram ao pleito 115.122.883 eleitores, o que corresponde a 80,61% do eleitorado. O sistema de identificação biométrica cadastrou 21.677.955 eleitores. Destes, 91,5% foram identificados por meio das digitais nas 434.340 urnas eletrônicas disponíveis.

    84.349 eleitores solicitaram voto em trânsito. Destes, 74.800 eleitores (88,68%) que estavam fora do seu domicilio eleitoral votaram no local solicitado.

    Os dados foram divulgados após o fim da apuração dos resultados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.


    Segundo turno presidencial


    O programa mostra ainda que no segundo turno 142.822.046 eleitores devem voltar às urnas para escolher o novo presidente da República.

    O artigo 14 da Constituição Federal estabelece que para que o candidato à Presidência seja eleito, ele deve ter no mínimo 35 anos, ter nacionalidade brasileira, estar em dia com os direitos políticos, ter domicilio eleitoral no país e possuir filiação partidária.


    Participação das mulheres


    Esta edição mostra ainda que a participação feminina superou o percentual mínimo de 30% exigidos no artigo 10 da Lei 9.504/97 nas eleições deste ano. O DataSenado apontou que 83% da população não escolhe o candidato por gênero, mas que 79% dos eleitores alegam que já votaram em alguma mulher para ocupar um cargo político.


    Alcance


    Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília.

    Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

    Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).



    PN/AS































    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-eleitor-faz-balanco-das-eleicoes-gerais-de-2014/146510007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)