Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parceria com Oscip deve atender a regulamento próprio, segundo TCU

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    O TCU analisou a regularidade de contrato firmado entre a prefeitura do município de Várzea Paulista, no Estado de São Paulo, e uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), para a gestão do hospital do município. A prefeitura seguiu a legislação específica que regulamenta as Oscip, mas o tribunal encontrou algumas falhas na celebração do termo de parceria, como prazo exíguo e ausência de comprovação de razoabilidade e economicidade.

    O ministro-relator do processo, Raimundo Carreiro, comentou que como as Oscip possuem regime de regência próprio, o qual estabelece o termo de parceria como a forma de se relacionarem com o poder público, entendo que a escolha das Oscip não está sujeita aos procedimentos da lei de licitações, e sim ao disposto na Lei 9.790/1999 e seus regulamentos.

    O relator também lembrou que o tribunal recentemente firmou entendimento de que é vedado às Oscip, atuando nessa condição, participarem de processos licitatórios promovidos pela administração pública, sob pena de desvirtuamento do objetivo primordial para o qual foram criadas. Entretanto, o gestor público não está livre para contratar uma Oscip da maneira que lhe convier. Deve-se cumprir a lei 9.790/1999 e o decreto 3.100/1999, que estabelecem diretrizes tanto para a elaboração do termo de parceria a ser celebrado com essas entidades quanto para o que deve constar do edital do concurso de projetos, afirmou Carreiro.

    O tribunal deu ciência à prefeitura a respeito dos problemas encontrados.

    Serviço:
    Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2741/2014 - Plenário
    Processo: 024.933/2012-0
    Sessão: 15/10/2014
    Secom - GC/SS
    Tel: (61) 3316-5060
    E-mail: imprensa@tcu.gov.br

















    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parceria-com-oscip-deve-atender-a-regulamento-proprio-segundo-tcu/147414132

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Mato Grosso TJ-MT - Agravo de Instrumento: AI XXXXX-11.2009.8.11.0000 48558/2009

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Município é condenado por contratar por meio de Oscip

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)