Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta reduz competências da Antaq sobre portos geridos pelo setor privado

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    A Câmara dos Deputados analisa proposta que modifica o marco legal do sistema portuário brasileiro (Lei 12.815/13) para conferir mais poderes aos gestores locais nos portos organizados (área pública explorada pelo setor privado mediante concessão ou arredamento).

    A medida pretende restabelecer uma série de competências antes asseguradas ao poder local, que é representado pela administração do porto e pelos conselhos de autoridade portuária, os CAPs. Com a entrada em vigor da atual legislação, que decorre da análise pelo Congresso da Medida Provisória 595/12, apelidada de MP dos Portos, boa parte dessas atribuições acabou centralizada na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP).

    Uma das alterações previstas no Projeto de Lei 7814/14, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE), é exatamente retirar da Antaq a competência de elaborar editais e realizar o processo licitatório envolvendo a concessão ou o arrendamento de bem público destinado à atividade portuária. Pelo texto, essas responsabilidades voltariam a ser descentralizadas, ficando a cargo da própria administração do porto, a quem caberia também celebrar os contratos.

    Descentralização
    Para o autor, a concentração das decisões no Executivo federal levanta dúvidas sobre a real capacidade de se promover o desenvolvimento do setor de forma célere e oportuna. Essa mudança no modelo de gestão pode ser considerada como um dos pontos mais controversos da MP, principalmente em face da conhecida incapacidade do governo federal no planejamento e operacionalização de grandes obras de infraestrutura no país, diz Mendonça Filho.

    Ele sustenta que o objetivo do projeto é resgatar a sistemática de gestão descentralizada dos portos organizados. É o modelo adotado e aprovado por um grande número de países que estão na vanguarda do comércio exterior mundial no tocante à capacidade e eficiência na movimentação de cargas, completa o autor, ressaltando que a proposta não altera a nova Lei dos Portos quanto ao modelo de exploração de instalações portuárias mediante autorização, fora da área do porto organizado, quando os investimentos possuem caráter privado.

    CAPs
    O PL 7814/14 também restabelece a caráter deliberativo dos conselhos de autoridade portuária, que haviam sido transformados em órgãos consultivos com a nova legislação. Pela proposta, compete aos conselhos:

    • homologar o horário de funcionamento do porto;
    • opinar sobre a proposta de orçamento do porto;
    • promover a racionalização e a otimização do uso das instalações portuárias;
    • zelar pelo cumprimento das normas de defesa da concorrência;
    • homologar os valores das tarifas portuárias;
    • manifestar-se sobre os programas de obras, aquisições e melhoramentos da infraestrutura portuária;
    • e aprovar o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do porto; entre outros.
    Atualmente, a Lei 12.815/13 determina que as atribuições, o funcionamento e a composição dos conselhos de autoridade portuária sejam definidos em regulamento, pelo Executivo. Já o projeto detalha quem e quantos serão os membros dos conselhos representando o poder público (nas três esferas de poder), os operadores portuários (detentores de concessão ou arrendamento), a classe dos trabalhadores portuários e os usuários dos serviços portuários (empresas exportadoras e importadoras).

    Tramitação
    O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim dalegislatura. Porém, como o autor foi reeleito, ele poderá desarquivá-la. Nesse caso, o texto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:
    • PL-7814/2014
    Reportagem - Murilo Souza
    Edição - Marcelo Oliveira



















    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-reduz-competencias-da-antaq-sobre-portos-geridos-pelo-setor-privado/162597684

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)