Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TRT-PR confirma justa causa a trabalhador que recebeu nove advertências

Publicado por JurisWay
há 9 anos

Por unanimidade, desembargadores da Terceira Turma do TRT do Paraná decidiram manter a justa causa aplicada a um negociador de cobranças, de Curitiba, que já havia recebido nove advertências por faltas sem justificativa e desrespeito aos horários de trabalho. Somente no último mês de contrato, o empregado deixou de cumprir 77 horas de serviço. A decisão modificou a sentença de primeiro grau, que havia determinado a reversão da dispensa por justa causa.

O empregado foi contratado pela Advocacia Bellinati Perez e prestava serviços para o Itaú Unibanco S. A. Durante os três anos em que trabalhou na empresa, era comum que o funcionário deixasse de ir ao trabalho sem justificativa ou sem comunicação aos superiores. Ele também costumava chegar atrasado e sair antes do término da jornada. O empregado, que insistiu no comportamento inadequado mesmo depois de receber as advertências, foi demitido por desídia (negligência) em julho de 2013. Ele ajuizou ação na Justiça do Trabalho pedindo a reversão da justa causa e o pagamento das verbas rescisórias.

A empresa contestou os pedidos juntando ao processo os registros de ponto, que demonstraram a conduta reincidente do trabalhador. Durante o último mês de contrato, o empregado havia deixado de cumprir pelo menos 77 horas de jornada. Em sua defesa, o trabalhador argumentou que algumas das advertências mencionadas não foram assinadas por ele e que nem todas as faltas registradas foram injustificadas. Para os desembargadores da Terceira Turma, que analisaram o recurso da empresa, a reincidência refletiu o desinteresse do empregado na continuidade do vínculo de trabalho e provocou a quebra do vínculo de confiança. A reincidência na mesma conduta desidiosa revela que o caráter pedagógico das punições aplicadas anteriormente foi ineficaz, o que impõe a aplicação de penalidade mais gravosa, afirmaram os julgadores.

Matéria de caráter informativo, sem cunho oficial, publicada em 20/02/2015.Assessoria de Comunicação do TRT-PR

  • Publicações73364
  • Seguidores792
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-pr-confirma-justa-causa-a-trabalhador-que-recebeu-nove-advertencias/168434283

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)