Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Confirmada justa causa de bancário concursado demitido por atos de insubordinação, agressividade e indisciplina

Publicado por JurisWay
há 9 anos
A juíza Mônica Ramos Emery, em atuação na 10ª Vara do Trabalho de Brasília, confirmou a demissão por justa causa de um bancário concursado do Banco do Brasil - que alegou sofrer crise nervosa no trabalho. O trabalhador foi demitido por cometer atos de insubordinação, agressividade e indisciplina. De acordo com a magistrada, não houve excesso no afastamento do empregado, pois ficou comprovado que o bancário, de fato, tinha dificuldades em aceitar ordens, trabalhar em equipe e manter a calma diante de situações de tensão. Entendo que não há justificativa, nem mesmo doença psiquiátrica enfrentada, para o comportamento do reclamante no ambiente de trabalho, observou. Conforme informações dos autos, a instituição bancária instaurou procedimento administrativo que culminou na dispensa por justa causa em 2012 do empregado admitido em 2010. No referido procedimento, há relato minucioso sobre os fatos que subsidiaram a abertura do inquérito (...). Além de histórico de outras faltas pontuais do autor, notadamente no que diz respeito a conduta não condizente com o atendimento aos clientes, desrespeito a superiores hierárquicos, abandono de posto de trabalho, não cumprimento integral da jornada, desinteresse em exercer as atividades habituais, mencionou a juíza.

Dispensa de empregado público concursado

Em sua decisão, a juíza Mônica Emery registrou que a mais moderna jurisprudência tem se voltado para a exigência de motivação para o ato administrativo de dispensa do empregado público concursado, ainda que sem justa causa. O procedimento é cada vez mais exigido devido à interferência do direito administrativo na relação jurídica entre trabalhador e empregador. Ainda que as relações trabalhistas sejam regidas pelo direito privado, o poder potestativo do empregador público cede em face dos princípios norteadores da administração pública, devendo o ato de dispensa, com ou sem justa causa, ser motivado, salientou.

O intuito dessa exigência de motivação para demissões de empregados públicos concursados é evitar dispensas meramente arbitrárias, originadas por perseguições, preconceitos ou favorecimentos, o que é repugnante em nossa ordem constitucional e em nosso sistema democrático, apontou o juíza do trabalho. A validade do ato administrativo está condicionada à demonstração de sua finalidade e motivo, sob pena de nulidade, reiterou na sentença.

(Bianca Nascimento)

Processo nº 0000082-46.2013.5.10.010













  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações618
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-justa-causa-de-bancario-concursado-demitido-por-atos-de-insubordinacao-agressividade-e-indisciplina/175706184

Informações relacionadas

Correio Forense
Notíciashá 8 anos

Juíza mantém justa causa aplicada a contadora que exercia atividade concorrente com a empregadora

Miguel e Pereira Advocacia, Advogado
Notíciashá 3 anos

É válida justa causa de empregado que publicou ofensas à empresa no Facebook

Grupo Econômico é multado por ato atentatório à dignidade da justiça

Carlos Alexandre Bittencourt, Advogado
Notíciashá 9 anos

Empresa tem que provar abandono de emprego para aplicar justa causa

TCE/SC abre prazo para ex-secretários apresentarem defesa sobre pagamento antecipado de R$ 2,5 milhões para show de Bocelli

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)