Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fortaleza sedia evento internacional sobre tráfico de pessoas

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) vão reunir em Fortaleza, nos dias 16 e 17 de abril, representantes de embaixadas, ministros, magistrados, membros do Ministério Público e outras autoridades para o 5º Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. São aguardadas 200 pessoas para debater e trocar experiências sobre o tema.

    Na pauta do encontro está o combate a quadrilhas que exploram 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo e lucram US$ 32 milhões por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. No Brasil, a atuação desses grupos criminosos levou a Polícia Federal a abrir, de janeiro de 2010 a março deste ano, 374 inquéritos para investigar o tráfico doméstico e internacional de pessoas para fins de exploração sexual.

    As mulheres são a maioria das vítimas, mas também há muitas travestis exploradas, afirma a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Lívia Xerez. Ela explica que é grande a dificuldade em combater esse tipo de crime, porque as vítimas têm dificuldade de se reconhecerem como traficadas e de procurarem ajuda.

    Segundo as Nações Unidas, 80% das vítimas são exploradas como escravas sexuais. O tráfico também está relacionado ao comércio de órgãos, pornografia infantil, servidão doméstica, trabalho escravo e imigração ilegal.

    De acordo com a coordenadora do NETP, oCeará destaca-se por ser uma rota de origem. Muitas mulheres ainda se encantam com propostas de melhoria de renda e uma vida de contos de fadas na Europa, diz Lívia. Os brasileiros traficados seguem para países como Holanda, Suíça e Espanha.

    O tráfico de pessoas para trabalho escravo é outra vertente do crime que preocupa as autoridades. No Ceará, foram localizadas 68 pessoas nessa condição somente no ano passado. O trabalho análogo ao de escravo se caracteriza pela servidão por dívida, por uma jornada exaustiva e por trabalho em condições degradantes, esclarece a desembargadora do TRT/CE Regina Gláucia Cavalcante. Ela integra a rede estadual de combate ao tráfico de pessoas.













    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fortaleza-sedia-evento-internacional-sobre-trafico-de-pessoas/181696246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)