Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empregada da Seara será indenizada por perda total e permanente da capacidade laboral

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    O juiz Ricardo Machado Lourenço Filho, da 2ª Vara do Trabalho de Brasília, condenou a Seara Alimentos S.A. a pagar indenização por danos morais e materiais a uma operadora de produção que acabou perdendo de forma permanente e total a capacidade laboral para sua função. A decisão foi tomada com base no laudo médico, o qual apontou o trabalho como fator decisivo para o agravamento de lesões na coluna da trabalhadora. Conforme informações dos autos, a empregada atuava no setor de salsicharia da empresa, pesando e empacotando as embalagens de cinco quilos. A única testemunha ouvida no caso informou que a operadora de produção ficava muito tempo trabalhando com a balança e sentindo dores. Até o tempo para ir ao banheiro era contado. Não havia revezamento de funções com outros empregados. A empresa também foi acusada ainda de não oferecer treinamento de ergonomia e ginástica laboral.

    A perícia realizada durante a instrução do processo indicou que a trabalhadora - contratada em 2000 - começou a apresentar transtornos de discos lombares em 2001. O laudo pericial juntado aos autos concluiu que a atividade da operadora de produção atuou como fator de concausa para o desenvolvimento da doença, ou seja, não foi a motivação principal, mas ainda assim contribuiu decisivamente para redução da sua capacidade de trabalho em 36%.

    Com isso, a trabalhadora está impedida de retomar sua antiga função e também não pode mais desenvolver atividades que exijam levantamento, carregamento de peso e a permanência de pé por longos períodos. Estão demonstrados o dano, o nexo de causalidade e a culpa da reclamada, esse último requisito na modalidade negligência, pois constatado que a ré não ofereceu treinamento a seus empregados, nem cuidou, de forma adequada, do cumprimento das normas de segurança e saúde laborais, pontuou o juiz Ricardo Machado Lourenço Filho.

    Em sua sentença, o magistrado arbitrou uma indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil e também o pagamento de indenização por danos materiais na forma de pensão mensal correspondente à última remuneração da trabalhadora desde 31 de outubro de 2013 até a data que ela completar 73 anos de idade, incluídos os 13º salários. Conclui-se que a ocorrência de acidente do trabalho atinge os direitos da personalidade do trabalhador e fere seu patrimônio imaterial, gerando direito à reparação, fundamentou na decisão.

    (Bianca Nascimento)

    Processo nº 0001912-71.2013.5.10.002













    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregada-da-seara-sera-indenizada-por-perda-total-e-permanente-da-capacidade-laboral/182020974

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)