Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico é declarada insolvente

Publicado por JurisWay
há 9 anos
por AB - publicado em 24/04/2015 17:45 O juiz da Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do DF proferiu sentença declarando a insolvência da Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico.

A ação foi movida pela própria cooperativa, que afirma ter se submetido a processo de liquidação extrajudicial; contudo, o referido procedimento não foi capaz de soerguer financeiramente o empreendimento. Estimou o passivo a descoberto em R$ 18.085.192,92 somente em relação aos títulos protestados, sendo que há, ainda, diversos processos trabalhistas e no juízo comum contra a cooperativa.

Portanto, de se ver que a pluralidade de execuções contra os requeridos, sem garantia dos Juízos, fez incidir na espécie o disposto no inc. I, do art. 750, do CPC, in verbis: Presume-se a insolvência quando: I - o devedor não possuir outros bens livres e desembaraçados para nomear à penhora , concluiu o juiz.

Destaque-se que a insolvência civil não é o mesmo que falência. A primeira é regulada pelo Código Civil e ocorre quando o devedor tem mais dívidas do que bens, já a segunda possui lei e procedimento especifico, previstos na lei 11.101/2005, e ocorre pela impontualidade ou insolvência do devedor. Repare que o insolvente não está automaticamente falido, podendo, de fato, caminhar para esse estado ou entrar em processo de recuperação.

Processo: 2015.01.1.027727-6











  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unimed-brasilia-cooperativa-de-trabalho-medico-e-declarada-insolvente/183826223

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Alvará Judicial - Alvará Judicial - Lei 6858/80

Ademarcos Almeida Porto, Advogado
Artigoshá 2 anos

Formas de localizar bens do devedor

Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
Artigoshá 2 anos

Processo Disciplinar OAB: 4 tipos de sanções aplicadas pela OAB.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)