Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prefeito cassado de Januária (MG) tenta reaver mandato no TSE

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    O prefeito eleito de Januária, na região norte de Minas Gerais, Maurílio de Andrade Arruda (PTC), apresentou recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra decisão do Tribunal Regional (TRE-MG) que cassou seu mandato sob o argumento de uso indevido dos meios de comunicação, corrupção e uso da máquina administrativa em benefício de sua candidatura. A proposta de cassação foi feita pelo candidato que ficou em segundo lugar, Manoel Jorge de Castro (PT).

    Em primeira instância, o prefeito foi beneficiado com o indeferimento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). O fundamento da sentença é baseado na falta de provas, pois o juiz considerou haver apenas indícios, visão corroborada pela Procuradoria Eleitoral de Minas Gerais. No entanto, o Tribunal Regional recebeu o recurso, cassando o mandato do prefeito.

    No recurso ao TSE, Maurílio Arruda alega que a decisão do TRE é contrária ao art. 22 da LC 64/90. Para ele, "não basta uma mera suspeita". Arruda enfatiza que, mesmo que o acórdão do TRE-MG não seja modificado, o ato não apresentou potencialidade necessária para desequilibrar o pleito.

    Processo relacionado:

    Respe 36009

    BB/BA

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prefeito-cassado-de-januaria-mg-tenta-reaver-mandato-no-tse/1903486

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)