jusbrasil.com.br
30 de Setembro de 2016
    Adicione tópicos

    TJ RO concede Habeas Corpus preventivo a depositário infiel

    JurisWay
    Publicado por JurisWay
    há 7 anos

    O Juiz Valdecir Castellar Citon, convocado para compor a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em substituição a desembargadora Zelite Andrade Carneiro, que se encontra de férias, concedeu um Habeas Corpus , com pedido de liminar, a Braulino Zampieri que estava na iminência de ser preso por depositário infiel.

    O HC preventivo é um instrumento jurídico utilizado em situações que representam ameaça ao direito de ir e vir do cidadão, direito garantido pela constituição federal.

    A defesa alegou que a prisão civil do depositário infiel foi considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e, mesmo tendo o Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Rolim de Moura reconhecido a ilegalidade da prisão de depositário, não a revogou.

    De acordo com o relator do HC, Valdecir Castellar Citon, Braulino Zampieri foi declarado depositário infiel pois não teria efetuado a entrega dos bens penhorados, bem como não apresentou comprovantes fiscais dos mesmos. "No caso em questão, já existe entendimento jurisprudencial do STF, dizendo ser incabível a prisão civil do depositário infiel", disse o magistrado.

    Assessoria de Comunicação Institucional - TJ RO

    Disponível em: http://jurisway.jusbrasil.com.br/noticias/2060698/tj-ro-concede-habeas-corpus-preventivo-a-depositario-infiel

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)