Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    1ª Turma mantém liberdade de envolvido em compra de decisões judiciais favoráveis ao jogo ...

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu Habeas Corpus (HC 96744) a José Renato Granado Ferreira, um dos supostos participantes de esquema de compra de decisões judiciais para liberar jogos ilegais, deflagrando pela Polícia Federal em 2007. A defesa alega insubsistência da prisão preventiva por falta de fundamento.

    Em dezembro de 2008, o ministro Março Aurélio (relator) deferiu cautelar a Ferreira determinando a expedição de salvo-conduto e alvará de soltura. Tal decisão foi estendida a outros 17 corréus.

    Todos os beneficiados pela decisão haviam sido indiciados numa busca simultânea que abrangeu os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. José Ferreira foi preso preventivamente por quadrilha, contrabando e crime contra a economia popular.

    O ministro-relator manteve a cautelar ao entender a importância da formação de culpa antes da expedição dos mandatos de prisão - o que, na opinião do ministro, não teria ocorrido. "Decretou-se a preventiva a partir de indícios quanto à autoria e à materialidade de crimes, da presunção de que o paciente, em liberdade, continuaria a delinquir", afirmou o ministro, destacando não haver nada de concreto quanto à alegação do acusado haver tumultuado a tramitação do processo.

    "A preventiva, mitigando-se o princípio constitucional da não-culpabilidade, deve ser reservada a casos que se enquadrem no figurino legal, no artigo 312 do Código de Processo Penal, revelando-se, assim, a preventiva, exceção", ressaltou o ministro. Ele reiterou a necessidade de haver compatibilização da Súmula 691, do STF, com a Constituição Federal.

    Por essas razões, o ministro Março Aurélio tornou definitivo o deferimento da medida cautelar. Votaram com ele os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Abriu divergência a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Ela entendeu que neste caso não pode haver superação da Súmula 691.

    Por fim, o ministro Março Aurélio ressaltou que a decisão da Turma também fica estendida aos 17 envolvidos.

    EC/LF//AM

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-turma-mantem-liberdade-de-envolvido-em-compra-de-decisoes-judiciais-favoraveis-ao-jogo/2102615

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)