Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

TJ-BA - Sistema permite acompanhar processos

Publicado por JurisWay
há 16 anos

Cerca de 18 mil usuários, entre os quais 9,2 mil advogados baianos, se beneficiam atualmente do Sistema Push, ferramenta que permite acompanhar a movimentação de processos, criada pela Gerência de Informática e Desenvolvimento Tecnológico (GID) do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) e implantada no site do Tribunal de Justiça da Bahia em 2002.

Gratuito, o serviço é oferecido àqueles que têm interesse em receber por e-mail informações sobre o andamento dos processos. Para utilizá-lo, o interessado deve fazer o cadastramento prévio no sistema, acessando o site no endereço http://www.tj.ba.gov.br/servicos/push.index.htm e informando dados pessoais e os processos que deseja acompanhar.

Quando há uma alteração ou nova informação referente ao processo, o Push envia um e-mail ao usuário cadastrado no início da manhã do dia seguinte.

Todos os andamentos processuais podem ser acompanhados por qualquer pessoa, à exceção dos processos que correm em segredo de Justiça. Dos 132 mil processos cadastrados no Sistema Push, 51% são do primeiro grau e 39% dos Juizados Cíveis. Os 10% restantes são do segundo grau e dos Juizados Criminais.

O superintendente do Ipraj, Maurício Dantas, diz que o sistema é uma experiência bem sucedida, porque propicia maior transparência em relação aos trâmites processuais, beneficiando a comunidade que solicita os serviços do Poder Judiciário.

Segundo o supervisor de Sistemas de Informação da GID, André Luiz Almeida, a ferramenta não dispensa o uso dos instrumentos oficiais de comunicação para a formalização e produção de efeitos legais, mas tem o objetivo de facilitar e agilizar o trâmite processual.

  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1436
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-ba-sistema-permite-acompanhar-processos/21753

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)