Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-MT - TJMT mantém condenação por latrocínio em Nova Monte Verde

    Publicado por JurisWay
    há 16 anos

    A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça manteve a condenação de um homem de Nova Monte Verde (968 km ao norfte de Cuiabá) por latrocínio (artigo 157 , parágrafo 3º do Código Penal). A decisão de Segundo Grau apenas reformou o tempo de pena a ser cumprido. O réu deverá cumprir 21 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. Segundoos autos, em agosto de 2005, o réu assassinou o condutor de uma motocicleta com golpes de paulada, para roubar o veículo. Em Primeira Instância foi condenado a 23 anos de reclusão e ao pagamento de 100 dias-multa.

    No entendimento da relatora do recurso, juíza Substituta de Segundo Grau, Graciema Ribeiro de Caravellas, a decisão de Primeiro Grau não mereceu ser reformada. Entretanto, segundo ela, na elaboração do cálculo, foi invertida a ordem de aplicação das atenuantes e agravantes, o que impele ao redimensionamento da reprimenda, nos moldes estabelecidos pelo artigo 68 do Código Penal . Com isso, a pena faz alcançar 21 anos de reclusão e não 23 como na decisão anterior.

    No Recurso de Apelação Criminal (8425/2008) o réu pleiteou a absolvição sustentando que as provas apresentadas nos autos não trazem a certeza necessária para a prolação do édito condenatório. E, alternativamente, pediu a redução da pena-base para o mínimo legal, pontuando que não foi considerada a sua primariedade.

    Segundo os autos, o réu e um amigo estavam em Nova Monte Verde e pretendia se deslocar até a cidade vizinha de Nova Bandeirante para uma festa de rodeio. Como não dispunham de qualquer meio de transporte e, enquanto ingeriam bebida alcoólica no período da tarde, passaram a arquitetar uma forma de conseguir um meio de locomoção para a referida cidade, quando tiveram a idéia de render o primeiro motoqueiro que aparecesse na lanchonete onde estavam.

    Quando a vítima chegou ao local, os dois cúmplices sentaram-se à sua mesa. Após 30 minutos, o apelante solicitou que o motoqueiro o levasse até a sua casa. No caminho, por volta das 20 horas, na estrada de acesso ao aeroporto de Nova Monte Verde, o réu teria parado a motocicleta e desferido golpes na face da vítima que o levaram a óbito. Logo em seguida, retornou à cidade e, em companhia do seu cúmplice, foram para a festa de rodeio na cidade vizinha. Após a festa, eles abandonaram a motocicleta em uma estrada.

    Para a relatora do recurso, o conjunto probatório não traz qualquer suporte para a pretendida absolvição e, "nesta senda, convém salientar que a intenção de roubo se fez bem comprovada no bojo do processo, no sentido de que a motocicleta da vítima foi subtraída pelo réu".

    Os desembargadores Shelma Lombardi de Kato (Revisora) e Juvenal Pereira da Silva (Vogal) também participaram do julgamento.

    Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-mt-tjmt-mantem-condenacao-por-latrocinio-em-nova-monte-verde/22401

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)