Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT constata vício na manifestação de vontade de empregados e não homologa renúncia a dire...

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Acompanhando o voto do desembargador Anemar Pereira Amaral, a 6a Turma do TRT-MG decidiu não homologar a renúncia de quatro empregados aos direitos pleiteados na reclamação trabalhista. Os julgadores entenderam que a manifestação de vontade dos trabalhadores não representou a verdade porque eles foram coagidos pela empresa com a ameaça de perder a chance de serem promovidos. Por isso, a Turma negou provimento ao recurso da empresa, mantendo a decisão de 1o Grau.

    No caso, o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais - Sindieletro/MG, atuando como substituto processual, ajuizou reclamação trabalhista contra a CEMIG, buscando o recebimento de horas in itinere para os trabalhadores que prestavam serviços em Queimados, no Município de Unaí. Após elaboração do laudo pericial, quatro empregados apresentaram petição, manifestando a renúncia a todos os direitos e benefícios provenientes da ação proposta. O ente sindical discordou do ato e pediu a não homologação pelo Juízo, informando que a empresa vem coagindo os seus empregados a desistirem de ações, sob pena de não receberem promoções e outros benefícios.

    Um dos empregados substituídos declarou em audiência que recebeu a informação, de uma empregada da área administrativa, de que estava tudo certo para as promoções, mas que o procedimento poderia não dar certo por causa de "uma reclamação trabalhista". Embora os empregados não tenham confirmado as pressões, o relator não ficou convencido disso. "De fato, entendo que a coação está implícita no próprio procedimento empresário, pois, se o empregado não pede renuncia aos direitos pleiteados pelo Sindicato, é sutilmente lhe sugerido que sua promoção pode não ser concretizada" - ressaltou.

    Segundo esclareceu o magistrado, diante do receio de sofrerem prejuízo em relação às promoções, os empregados optaram por desistir dos direitos buscados na reclamação trabalhista, o que deixa claro a afronta ao princípio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas. O desembargador frisou ainda que as declarações dos empregados, no sentido de que o transporte oferecido pela empresa significa conforto e economia de tempo também não convenceram. Isso porque, apesar de se tratar de um benefício, o transporte disponibilizado pela CEMIG visa, antes de tudo, ao interesse econômico da empresa, que pode contar com a pontualidade dos trabalhadores.

    Com esses fundamentos, a Turma manteve a sentença que deixou de homologar as renúncias apresentadas pelos substituídos.

    (RO nº 00438-2008-096-03-00-0)

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-constata-vicio-na-manifestacao-de-vontade-de-empregados-e-nao-homologa-renuncia-a-dire/2242249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)