Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto que amplia licença-casamento para cinco dias passa na CAS

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Visando beneficiar os trabalhadores celetistas recém-casados, incluindo os que formalizam união estável, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta (7) um projeto de lei que amplia de três para cinco dias a chamada licença-casamento. Como foi aprovado em decisão terminativa, o texto deverá ser enviado diretamente à Câmara dos Deputados.

    Esse projeto (PLS 18/08) altera o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452, de 1943).

    Quando apresentou a proposta, em 2008, o então senador Expedito Júnior (RR) afirmou que, em muitos casos, a licença de três dias acaba resultando em apenas um dia de afastamento. Isso ocorre, argumentou ele, porque muitos casamentos são realizados aos sábados (dia em que os noivos e boa parte dos convidados e padrinhos estão livres); como sábado e domingo são dias que, em geral, não exigem comparecimento ao trabalho, nesses casos a licença permitiria apenas o afastamento na segunda-feira.

    Com a modificação que propõe, tanto os que se casam quanto os que formalizam união estável teriam direito a cinco dias consecutivos, sem prejuízo do salário.

    Em seu relatório sobre a matéria, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou que a ampliação da licença reflete a necessidade de se assegurar ao trabalhador a possibilidade de formalizar e iniciar o processo legal de constituição de uma família.

    Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-que-amplia-licenca-casamento-para-cinco-dias-passa-na-cas/2271117

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)