Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Confirmada justa causa para cobradora que usava cartão estudantil para desviar valor de passagens

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    A Justiça do Trabalho confirmou a justa causa aplicada a uma cobradora da HP-Ita que usava cartões estudantis - manuseados pelo filho menor de um ex-namorado - para desviar valores pagos por passageiros dos ônibus onde trabalhava. Para o juiz Mauro Santos de Oliveira Góes, titular da 1ª Vara do Trabalho de Brasília, ficou confirmada a falta grave que justificou a dispensa motivada.

    A cobradora ajuizou reclamação trabalhista questionando a dispensa por justa causa e requerendo o pagamento de verbas rescisórias. A empresa, por sua vez, disse que aplicou a justa causa com base na prática de procedimento da cobradora tido como irregular: a empregada usava cartão estudantil para registrar passageiros nos ônibus em que trabalhava e, com isso, ficava com o dinheiro pago pelos passageiros. De acordo com a HP-Ita, esse procedimento ocasionou evasão de receitas da empresa.

    De acordo com depoimento do preposto da empresa, a cobradora utilizava cartões que eram portados por um menor que ficava antes da roleta ao lado dela, e os utilizava quando passava algum passageiro que pagasse a passagem em dinheiro. O depoente revelou que a criança ficava de posse de vários cartões para uso em sistema de rotatividade, e que com a passagem do cartão, registrava os passageiros como gratuidade indevidamente, para que a empregada embolsasse o valor em espécie que era pago pelos usuários do transporte.

    O magistrado disse que a filmagem das câmeras de segurança internas do ônibus onde a cobradora trabalhava foi exibida durante a audiência de instrução. Após a exibição, salientou o juiz, a empregada assumiu que de fato houve a utilização indevida de cartões de gratuidade e que o menor que apareceu nas filmagens era filho de um ex-namorado.

    Ao negar o pedido da cobradora, o magistrado concluiu que ficou comprovada a prática de falta grave a justificar a justa causa aplicada pela empresa.

    (Mauro Burlamaqui)

    Processo nº 0000103-78.2015.5.10.001















    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/confirmada-justa-causa-para-cobradora-que-usava-cartao-estudantil-para-desviar-valor-de-passagens/228379229

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)