Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ nega reforma de sentença a acusado de transportar drogas

    Publicado por JurisWay
    há 14 anos

    Uma decisão do Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), proferida durante sessão realizada nesta terça-feira (21), por maioria de votos, improveu a Revisão Criminal interposta por Klebiston Alves do Nascimento, preso transportando drogas enquanto viajava de Maceió a Sergipe. Em sentença condenatória, o juiz de 1º grau, baseado na lei, na doutrina, na jurisprudência e no depoimento dos policiais, isentos de suspeita, aliados à apreensão de drogas, julgou procedente a denúncia para condenar Klebiston Alves a cinco anos de reclusão, a ser cumprido inicialmente em regime fechado, mais a pena pecuniária de 500 dias/multa, no valor de 1/30 (um trigésimo (do salário-mínimo cada dia-multa.

    Na Revisão Criminal, a defesa do acusado afirma que o juiz se valeu exclusivamente da prova apresentada pela acusação e na confissão do acusado. E na aplicação da pena ignorou a dosimetria da mesma em relação às causas atenuantes e da diminuição especial da pena, entendendo, portanto, que a sentença condenatória encontra-se inegavelmente viciada.

    Segundo o desembargador Mário Casado Ramalho, relator da revisão, quanto à alegação de que não houve fundamentação, não é verídica. Para ele, o juiz, no momento da dosimetria da pena, convencido da culpa do réu, aplica diretamente a pena mínima sem passar pela análise do art. 59 do Código Penal, fato que não tornaria a sentença viciada, visto que a pena-base fora aplicada no mínimo legal permitido.

    Como se vê a pena fora fracionada diretamente no patamar mínimo permitido. Configurando, dessa forma, a desnecessidade de utilizar todas as circunstâncias do art. 59 do Código Penal. Ora, nenhum sentido faria o reconhecimento desta atenuante se a pena fora aplicada no mínimo legal permitido, explicou o desembargador-relator do processo.

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-nega-reforma-de-sentenca-a-acusado-de-transportar-drogas/2387490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)