Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CPI dos Fundos de Pensão marca para dia 20 depoimento de Alberto Youssef

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão marcou para o próximo dia 20 o depoimento mais esperado para a investigação: Alberto Youssef, principal delator da Operação Lava Jato.

    O presidente da comissão, deputado Efraim Filho (DEM-PB), quer que Youssef esclareça a relação dele com os fundos de pensão. Já se sabe de alguns trechos das suas delações premiadas da relação dele e de empresas com os fundos de pensão especialmente no sentido de captar recursos para alavancar empresas que acabaram sendo doadoras de propina para os partidos políticos e para políticos brasileiros.

    A CPI dos Fundos de Pensão investiga se houve manipulação política em investimentos com recursos dos fundos de pensão federais: Petros (da Petrobras), Previ (do Banco do Brasil), Funcef (da Caixa Econômica Federal) e Postalis (dos Correios). As operações causaram prejuízos e levaram os fundos a um déficit de mais de R$ 30 bilhões no ano passado.

    Melhorias na legislação
    Nesta terça-feira (13), a comissão ouve o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José Ribeiro Pena Neto, para que ele sugira melhorias na legislação do setor. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 5.

    O deputado Efraim Filho afirmou que a CPI deve propor alterações na lei para que a situação não se repita. Os fundos de pensão hoje são uma verdadeira caixa preta. A legislação é permissiva para que ocorra o aparelhamento das instituições, o tráfico de influência, o direcionamento para negócios suspeitos, então, é absolutamente necessário que a gente aperfeiçoe a legislação.

    Na quinta-feira, a CPI dos fundos de pensão se reúne para votar requerimentos.

    Reportagem - Geórgia Moraes
    Edição - Regina Céli Assumpção













    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpi-dos-fundos-de-pensao-marca-para-dia-20-depoimento-de-alberto-youssef/241710173

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)