Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida ação penal contra réu investigado pela operação Durkheim

    Publicado por JurisWay
    há 9 anos
    A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de trancamento da ação penal movida contra um réu acusado de atuar como doleiro para a quadrilha investigada na operação Durkheim, deflagrada em abril de 2010.

    Na investigação, a Polícia Federal aponta a existência de organização criminosa voltada para a prática de crimes financeiros e contra a administração pública, a venda de informações protegidas sob sigilo legal e a interceptação ilícita de ligações telefônicas.

    Os elementos obtidos na fase de investigação sugerem a participação do acusado como peça importante da quadrilha, que mantinha sete núcleos de doleiros encarregados, entre outras tarefas, da lavagem de dinheiro. Ele atuaria no mercado ilegal de câmbio e seria responsável por remessas de valores ao exterior.

    Materialidade

    O ministro relator, Felix Fischer, destacou que o trancamento de ação penal por meio de habeas corpus se situa no campo da excepcionalidade e deve ser adotado somente quando houver comprovação, de plano, da atipicidade da conduta, da incidência de causa de extinção da punibilidade ou da ausência de indícios de autoria ou de prova sobre a materialidade do delito.

    Felix Fischer apontou que o minucioso monitoramento realizado pela polícia deixou clara a relação do acusado com toda a quadrilha, e as provas colhidas evidenciam o quanto a organização criminosa estava estruturada.

    Os demais ministros acompanharam o voto do relator por considerarem que a existência de indícios do cometimento de crimes justifica a continuidade da ação penal e que seu trancamento seria prematuro.

    Leia o acórdão.

    A notícia ao lado refere-se
    aos seguintes processos:


    RHC 56428



















    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-acao-penal-contra-reu-investigado-pela-operacao-durkheim/241710300

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)