Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz suspende atos de concurso da Prefeitura de Pacajá

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Decisão acolheu ação interposta pelo Ministério Público

    (18.02.2011 - 10h01) O juiz José Jonas Lacerda de Souza, da Comarca de Pacajá, concedeu liminar, na quinta-feira, 17, suspendendo todos os atos relativos ao concurso0011/2010 da Prefeitura de Pacajá, incluindo a homologação do concurso, assim como nomeação e posse de candidatos, proibindo também a contratação de servidores temporários. Caso descumpra a decisão, a Prefeitura fica sujeita à multa diária de R$ 10 mil.

    A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público que, por meio de ação civil pública, denunciou irregularidades na contratação da empresa Grupo Educar, que organizou o certame. Além disso, o edital do concurso não foi amplamente divulgado; houve inversão das fases do concurso e há indícios de fraude na lista dos aprovados.

    Em seu despacho, o magistrado destacou que a empresa não apresentou documentos da constituição perante a Junta Comercia do Pará. O juiz também afirmou que, ao que tudo indica, a empresa sequer possui sede, pois no endereço informado, há uma residência. Não é crível que um concurso seja realizado em apenas um mês, com contratação de empresa criada com o fito de realizar apenas o concurso, com a publicação do edital, a realização das provas, tudo isso em pleno recesso forense do ano de 2010, como forma de evitar a publicidade e a atuação do Ministério Público, que havia ajuizado Ação Civil Pública para demissão de servidores contratados temporários do município.

    O juiz também ressaltou que a Prefeitura divulgou várias listas de aprovados com pontuações diferentes, mesmo sem ter havido modificação nas provas do candidato por recurso. Não pode o certame servir, mascarado pelo manto da pseudo legalidade, para efetivar servidores comissionados e apadrinhados políticos que porventura já sejam funcionários do município de Pacajá, afirmou.

    Diante dos fatos, o juiz deu prazo de 60 dias para a prefeitura publicar novo edital de concurso, com contratação de empresa que preencha os requisitos da lei e ampla publicidade do certame. A prefeitura também terá que enviar ao magistrado a lista de todos os funcionários. (Texto: Vanessa Vieira)

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-suspende-atos-de-concurso-da-prefeitura-de-pacaja/2572430

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)