Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG mantém prisão de goleiro

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Em decisão unânime, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou hoje à tarde, 13/4, o pedido de habeas corpus para o goleiro B.F.D.S. A turma julgadora, composta pelos desembargadores Doorgal Andrada (relator), Herbert Carneiro e Júlio Cezar Guttierrez (vogais) entendeu que a prisão do paciente não é ilegal.

    Para o relator do recurso, desembargador Doorgal Andrada, a decisão da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, da Vara do Tribunal do Júri de Contagem, foi devidamente fundamentada: Há provas de que o delito foi praticado e indícios suficientes de autoria, tornando-se necessária a manutenção da prisão cautelar, como forma de resguardar a ordem pública e a conveniência da instrução criminal.

    De acordo com o magistrado, devem ser levados em conta também a grande popularidade do réu em alguns setores e, por outro lado, o forte apelo popular, inclusive com demonstrações de ódio contra o acusado. A custódia preventiva, no entender de Doorgal Andrada, justifica-se para acautelar o meio social e a própria credibilidade da Justiça.

    Em seu voto, o desembargador prossegue afirmando que a medida decorre da gravidade concreta do delito, praticado por vários réus que, com divisão de tarefas, mantiveram a vítima em cativeiro e a atraíram até o local de sua execução. Há fortes indícios de que o delito, um crime gravíssimo de grande repercussão, foi cometido apenas porque o acusado B.F.D.S., apesar do seu alto poder aquisitivo, não queria pagar pensão alimentícia ao seu filho com a vítima.

    O magistrado declarou, além disso, que a soltura do paciente neste momento poderia prejudicar a instrução criminal, pois o réu, pessoa de comprovada liderança, elevado poder financeiro e grande capacidade de articulação, poderá empreender esforços para impedir que a verdade dos fatos seja esclarecida, escreveu.

    O vogal Herbert Carneiro ressaltou que a gravidade concreta, a extrema violência contra a vítima, o extenso lapso temporal em que esta permaneceu sob o domínio dos réus, sofrendo inúmeras agressões físicas e psicológicas, a elevada crueldade, articulação e divisão de tarefas com que foram praticadas as ações justificam a prisão. Ele enfatizou ainda que a decisão de pronúncia foi extremamente tumultuada pelos réus, com alterações de depoimentos, retratações, ameaças proferidas e testemunhas intimidadas.

    O desembargador Júlio Cezar Guttierrez também acompanhou o voto do relator.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Raja Gabaglia

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-mantem-prisao-de-goleiro/2647066

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)