Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suposto mentor intelectual de dois homicídios pede liberdade ao STF

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A defesa de G.A.R., comerciante acusado supostamente da autoria intelectual de dois homicídios em Pernambuco, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Habeas Corpus (HC 108281), com pedido de liminar, objetivando a revogação do decreto de prisão preventiva contra ele e a determinação de alvará de soltura. A defesa sustenta que o comerciante está preso preventivamente há mais de três anos e que estaria configurado o constrangimento ilegal.

    De acordo com a inicial, em abril de 2004 foi determinado pela 6ª Delegacia de Polícia da Capital Pernambucana, a instauração de Inquérito Policial para apurar duas mortes por homicídio. Em 2007, após a conclusão do Inquérito Policial, G.A.R. foi denunciado, juntamente com um corré pela suposta prática de homicídio qualificado. No mesmo ano, foi decretada a prisão preventiva dele.

    Segundo o depoimento de um dos executores do homicídio, o G.A.R. teria feito a proposta para a execução do crime no bar de sua propriedade. No depoimento, o executor afirmou ainda que naquele mesmo dia G.A.R. teria dito que queria matá-los, pois estavam roubando em sua barraca.

    A defesa alega que, com o advento da sentença de pronúncia, o juiz manteve a prisão do acusado em decisão ressentida de fundamentação. Extrai-se não conter o mesmo a mínima fundamentação adequada e exigível, notadamente afastado dos parâmetros legalmente previstos e preconizados para as circunstâncias dos artigos 311 e 312 do Código de Processo Penal, bem como em consonância com a determinação constante do artigo 93, IX da Constituição Federal, diz o advogado.

    Afirma também que o Tribunal de Justiça do estado do Pernambuco (TJ-PE) manteve a prisão do comerciante. E, sustenta ainda que quando G.A.R. foi preso, muito antes da pronúncia, ultrapassada, portanto a instrução criminal, não haveria motivo para que ele permanecesse preso, bastando que a Segunda Câmara Criminal julgasse seus recursos em tempo hábil.

    Os advogados de G.A.R. pediram, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desconstituição do decreto de prisão preventiva, porém, afirma o advogado, embora o HC tenha sido distribuído em setembro de 2010, ainda não teria sido julgado.

    Pede no STF, que seja expedido alvará de soltura para que o acusado possa responder ao processo em liberdade pelo flagrante excesso de prazo da prisão do paciente, sem data para ser julgado, e pela manifesta falta de fundamentação para manutenção de sua prisão na pronúncia, sustenta a defesa.

    KK/CG

    Processos relacionados

    HC 108281

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suposto-mentor-intelectual-de-dois-homicidios-pede-liberdade-ao-stf/2678994

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)