Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJ mantém sentença que mandou UEG abonar faltas de aluno adventista

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    Texto: Lílian de França

    A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve sentença do juízo de Mineiros que mandou a Universidade Estadual de Goiás (UEG) abonar as faltas do estudante Rodrigo Moreira Coelho relativas às aulas de sexta-feira e sábado do curso que frequentou em 2006 por ser membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A decisão, unânime, foi relatada pelo desembargador Carlos Escher ao argumento de que as diferenças religiosas e individuais devem ser respeitadas. Ele observou que a liberdade de crença foi enquadrada à categoria de direito fundamental na Constituição Federal (CF), encontrando proteção expressa em seus incisos VI e VIII, do art. 5º.

    Segundo Escher a universidade deveria, desde o início, ter oferecido a oportunidade de reposição das aulas em outros dias da semana para todos os alunos que religião, e não após a reprovação. O aluno ficou de dependência nas matérias de matemática e estatísticas e inglês instrumental.

    Ao interpor a apelação cível em mandado de segurança, a UEG sustentou que o aluno não pode ter mais de 25% de faltas durante o período. Afirmou ainda que por meio de resolução interna vem buscando de forma igualitária, resolver e melhorar a situação dos alunos adventistas. A forma encontrada foi de oferecer aos reprovados, no semestre anterior em decorrência de faltas, de cursar as respectivas disciplinas no semestre seguinte em outros dias que não sejam as sextas e aos sábados, argumentou.

    A ementa ficou assim redigida: Apelação Cível em Ação de Mandado de Segurança. Universidade Estadual. Adventista do Sétimo Dia. Abono de Faltas. Aulas aos Sábados. Motivo de Crença Religiosa. Merece ser mantida a sentença que determina o abono de faltas de estudante adepto da religião Adventista do Sétimo Dia, quando estiver provado nos autos, não poder frequentar as aulas de sexta-feira à noite e sábado, por motivo de crença religiosa, valorizando os direitos fundamentais à educação, à liberdade de crença religiosa e à igualdade substancial, bem como o princípio da dignidade da pessoa humana. Apelo improvido. Apelação Cível em Mandado de Segurança n.º 46024-95.2007.8.09.0105 (200790460246), comarca de Mineiros. Acórdão publicado em 10 de maio de 2011.

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações174
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-mantem-sentenca-que-mandou-ueg-abonar-faltas-de-aluno-adventista/2683652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)