Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dupla condenada por porte ilegal de arma de fogo

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou, em votação unânime, a sentença que condenou Célio Barreto dos Santos a dois anos de reclusão e absolveu Daniel Barreto, ambos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

    Segundo a denúncia, em outubro de 2007, na cidade de Praia Grande, policiais militares estavam em patrulhamento para identificar um suspeito de roubo a um policial civil. Consta, ainda, que o acusado andava de motocicleta na companhia de uma moça com um capacete rosa. Em dado momento, os policiais avistaram Santos com Letícia Camargo dos Santos, mulher que usava um capacete com as mesmas descrições. Na abordagem, os policiais encontraram com Santos um revólver Taurus calibre 38. Indagado a respeito da finalidade do armamento, admitiu aos policiais militares que estava promovendo roubos. Confirmou também que dois dias antes roubou uma pistola calibre ponto 40 de um policial civil e entregou para seu pai, Daniel Barreto, para que ele suprimisse a numeração do armamento e o guardasse em sua residência.

    OMinistério Público denunciou Santos como incurso nos artigos 14 e 16, § único, inciso I e Daniel Barreto no art. 16, § único, incisos I e IV, ambos da Lei nº 10.826/03.

    Na decisão de primeira instância, o juiz julgou a ação parcialmente procedente para absolver Daniel Barreto das imputações que lhe foram feitas e condenar Santos a dois anos de reclusão, por infração ao artigo 14 da Lei nº 10.826/03. A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos, consistente na prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período da condenação.

    O Ministério Público não se conformou com o desfecho do caso e recorreu em busca da total procedência da ação penal, com a condenação dos réus nos exatos termos da denúncia. Já Santos alegou que o conjunto probatório era insuficiente para sua condenação.

    Para o relator do processo, desembargador Francisco Orlando, diante da confissão de Célio de que portava o revólver calibre 38, do laudo pericial atestando sua eficácia e dos testemunhos policiais, não há incorreção em sua condenação por porte ilegal de arma de fogo. De outro lado, deve ser reformada a sentença para responsabilizar adequadamente os acusados com relação às condutas criminosas praticadas envolvendo a pistola calibre ponto 40, roubada da casa do policial civil Nilton Ferreira Costa. Nego provimentoao recurso de Santos e dou parcial provimentoao recurso ministerial para condená-lo também por infração ao artigo 16, parágrafo único, inciso I da Lei nº 10.826/03, em continuidade delitiva, estabelecendo a pena em três anos e seis meses de reclusão no regime aberto, substituída por multa e prestação pecuniária; e para condenar Daniel Barreto por infração ao artigo 16, parágrafo único, inciso I, à pena de três anos de reclusão, substituída por prestação pecuniária e multa, concluiu.

    Os desembargadores Antonio Luiz Pires Neto e Ivan Marques também participaram do julgamento e acompanharam o voto do relator.

    Apelação nº 0017012-13.2007.8.26.0477

    Assessoria de Imprensa TJSP - AG

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dupla-condenada-por-porte-ilegal-de-arma-de-fogo/2710246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)