Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto aumenta pensão de vítima de atentado de guerrilha em 68

    Publicado por JurisWay
    há 13 anos

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 1039/11, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que eleva para aproximadamente R$ 9 mil a pensão mensal e vitalícia paga pela União a Orlando Lovecchio Filho. A pensão foi fixada em R$ 500 em 2004, pela a Lei 10.923/04, que prevê correção anual do valor pelo índice de reajuste dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social. O aumento proposto é retroativo a julho de 2004.

    Lovecchio Filho teve a perna esquerda amputada em decorrência de um atentado a bomba, em março de 1968, ao Consulado Americano em São Paulo. Ele não estava envolvido na guerrilha, apenas passava em frente ao prédio no momento da explosão.

    A pensão foi proposta pelo Poder Executivo, por considerar que o trágico fato impediu o que poderia ser uma promissora carreira e a realização profissional de um jovem.

    Para Dr. Ubiali, o valor da pensão é baixo. O projeto inclui a vítima entre os beneficiados pela Lei 10.559/02, que trata das reparações econômicas pagas aos anistiados políticos, e estabelece, em linhas gerais, que o valor da prestação mensal deve ser igual ao da remuneração que o anistiado receberia se estivesse na ativa.

    Na época da mutilação, Lovecchio Filho tinha 22 anos e contava horas de vôo para tirar brevê e tentar a carreira de piloto comercial. De acordo com o parlamentar, a proposta considera o salário de um piloto de um avião B-737/200 no fim de carreira da extinta Vasp, companhia na qual ele pretendia ingressar.

    Já foram apresentadas duas propostas de igual teor (PLs 5626/05 e 1279/07). Ambas foram aprovadas pela Comissão de Seguridade Social e Família, mas foram arquivadas no fim das respectivas legislaturas, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.

    Tramitação

    A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL 1039/2011 Reportagem - Tiago Miranda

    Edição - Wilson Silveira

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-aumenta-pensao-de-vitima-de-atentado-de-guerrilha-em-68/2829044

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)