Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Toda criança merece ser criança e tem direito a brincar

    Publicado por JurisWay
    há 8 anos
    Desde 1959 existe um documento que orienta os países do mundo inteiro a respeitarem as necessidades básicas das crianças. Esse texto, a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, foi aprovado por unanimidade, no dia 20 de novembro daquele ano, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1989, a ONU oficializou novo documento, a Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada no Brasil pelo Decreto 99710/1990.



    Os dois documentos têm a mesma tônica: as crianças, para o pleno e harmonioso desenvolvimento de sua personalidade, devem crescer no seio da família, em um ambiente de felicidade, amor e compreensão, devem estar plenamente preparadas para uma vida independente na sociedade e devem ser educadas de acordo com os ideais proclamados na Carta das Nações Unidas, especialmente com espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade. Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família. Esse é o tema do sexto e último vídeo da campanha de combate ao Trabalho Infantil do TST, que começa a ser veiculado em rede nacional nesta terça-feira (19/1).



    Além do Decreto 99710/1990, o ordenamento jurídico brasileiro tem ainda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante às crianças e aos adolescentes brasileiros todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, garantindo-lhes proteção integral e todas as oportunidades e facilidades que permitam seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Após anos de debates e mobilizações, chegou-se ao consenso de que a infância e a adolescência devem ser protegidas por toda a sociedade das diferentes formas de violência. Entre elas, a violência de ser obrigado a trabalhar, ou a adultização precoce (Capítulo V, artigo 60 do ECA).



    É muito importante para uma criança poder ser criança e ter seu desenvolvimento social e psicológico no tempo considerado adequado, destaca a ministra do TST Kátia Magahães Arruda, uma das gestoras da campanha de combate ao trabalho infantil. O trabalho traz uma carga de responsabilidade não condizente com o desenvolvimento emocional de uma criança.



    As crianças precisam ter tempo para estudar, descansar e, principalmente, brincar. A educadora Adriana Friedmann, uma das fundadoras do grupo Aliança pela Infância, e autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança. Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral, afirma.



    A especialista alerta que participar de atividades com outras crianças permitem que elas façam parte do mundo da criança, que se identifiquem e construam suas personalidades com iguais. Com isso, a criança se desenvolve dentro do seu tempo, acompanhando colegas, enfrentando dificuldades e superando-as no seu ritmo natural.





    Campanha



    No dia 14 de dezembro de 2015, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou uma nova campanha intitulada Trabalho Infantil você não vê, mais existe. Composta por seis vídeos que serão veiculados em rede nacional de rádio e televisão, redes sociais e cinemas da rede Cinemark, a campanha busca a conscientização para os problemas relacionados ao trabalho infantil.



    Confira os vídeos da campanha no Canal do TST no Youtube:



    https://www.youtube.com/watch?v=NqjoBU9vztw&list=PLSAyE9HVlBfJmiZARYC5oufDoAVdSuPWC&index=4



    (Com informações da Secom/TST)





















































    Fonte: Ascom - TRT/21ª Região
    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1241
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/toda-crianca-merece-ser-crianca-e-tem-direito-a-brincar/301255882

    Informações relacionadas

    Saiba como funciona a consultoria jurídica na elaboração de recursos administrativos em concursos públicos

    Rafael Kolonetz, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo simples - Recurso Administrativo - Prova objetiva - Resultado preliminar

    Rhaíssa Costa, Bacharel em Direito
    Notíciashá 8 anos

    TST lança último vídeo da campanha de combate ao trabalho infantil, reforçando o direito de ser criança

    Toda criança merece ser criança e tem direito a brincar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)