Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Portadores de hepatite crônica terão medicamentos fornecidos pelo Estado

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou, através de liminar, que o Estado do Rio Grande do Norte forneça, em favor a dois pacientes que sofre de hepatite, em doses mensais, 360 comprimidos do medicamento Boceprevir (Victrelis 200mg), de forma ininterrupta e contínua, enquanto houver prescrição médica, através da UNICAT.

    Para isso, determinou a notificação do Secretário Estadual da Saúde Pública para cumprimento da decisão, no prazo de dez dias, sob pena de adoção de medidas que contemplem a sua efetividade, a teor do art. 461, § 5º, do Código de Processo Civil.

    Na ação, os autores informaram que são portadores de hepatite crônica do tipo C, há vários anos, sem conseguir sucesso de erradicação da doença, através dos métodos convencionais. Afirmaram que o prognóstico da doença é terrível, diante da perspectiva de evolução para cirrose hepática ou câncer de fígado, daí a necessidade de uso de medicamento que possa trazer a esperança de cura.

    Ainda segundo os autores, tal medicação já foi liberado pela ANVISA e constitui-se de droga denominada Victrelis, comercializado sob o nome de Boceprevir. Disseram que tal medicamente tem custo elevadíssimo, alcançando projeções superiores a R$ 100 mil e pediram pela concessão de medida liminar para que o Estado promova o fornecimento da medicação de alto custo, em doses mensais para cada autor, de 360 comprimidos, de forma ininterrupta e nos moldes da prescrição médica.

    Para o juiz, encontram-se presentes os pressupostos legais para o deferimento da liminar, especialmente porque a inércia do procedimento adequado implicará aos autores prejuízos irreparáveis, especialmente diante do seu estado de saúde. Quanto ao requisito do dano iminente, entendeu que afigura-se evidenciado na perspectiva de evolução da doença para quadro clínico mais grave, inclusive câncer de fígado. (Processo nº 0137136-24.2011.8.20.0001)

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portadores-de-hepatite-cronica-terao-medicamentos-fornecidos-pelo-estado/3015107

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)