Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogada: Lindemberg quebrará silêncio de 3 anos sobre caso

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    Terra

    A advogada Ana Lúcia Assad, que representa Lindemberg Alvez Fernandes, acusado de matar a estudante Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, disse no início da tarde desta segunda-feira que a sociedade é corresponsável pela tragédia, ocorrida em 2008. Em rápida entrevista durante o intervalo do julgamento do caso, que acontece no Fórum de Santo André, na Grande São Paulo, a advogada afirmou ainda que o réu quebrará o silêncio e falará pela primeira vez nesta segunda-feira sobre o caso.

    Ele falará hoje a verdade. Ele vai dar a versão que ele ainda não teve a oportunidade de falar, disse a advogada. Desde que o caso ocorreu, em outubro de 2008, Lindemberg se manteve em silêncio.

    Todos, no meu ponto de vista, são corresponsáveis (pela tragédia). Inclusive a sociedade, afirmou. A declaração é uma referência sobretudo aos negociadores do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), da Polícia Militar, e à imprensa. A tese da defesa, demonstrada ao longo de mais de uma hora e meia, de reportagens de TV exibidas aos sete jurados pela manhã, é de que a PM errou durante as negociações pela libertação de Eloá e da amiga Nayara Rodrigues, baleada no rosto. Além disso, os vídeos traziam críticas à cobertura jornalística que, para a defesa, colaborou para prolongar o cárcere privado.

    À tarde, a defesa quer exibir pelo menos mais uma hora e meia de reportagens de TV que retrataram o caso. Segundo a advogada, essa não é uma estratégia para cansar os jurados.

    Segundo Ana Lúcia, Lindemberg está em paz, focado e sereno. A advogada voltou a reforçar que o acusado não é perigoso, não tem antecedentes criminais.

    Troca de testemunhas

    A advogada ainda negou ter ameaçado abandonar o julgamento pela manhã, conforme disse à imprensa o advogado da família de Eloá, José Beraldo, assistente de acusação. Isso é mentira, disse.

    Ela afirmou ainda ter ficado satisfeita com o fato de a juíza Milena Dias ter aceitado a inclusão da mãe e do irmão de Eloá, Ana Cristina e Douglas, como testemunhas de defesa. Para Ana Lúcia, isso ajudará a esclarecer a verdade.

    Ao todo, 19 testemunhas, sendo cinco de acusação e 14 de defesa foram convocadas. Porém, quatro testemunhas foram dispensadas pelos advogados de Lindemberg: os jornalistas Roberto Cabrini (SBT), Sônia Abrão (Rede TV!), Reinaldo Gotino (Record) e o perito Ricardo Molina. Além deles, a defesa pediu para substituir duas testemunhas: foram dispensados o perito Nelson Gonçalves e a jornalista Ana Paula Neves (Record), para que a mãe e o irmão de Eloá, Ana Cristina e Douglas, fossem ouvidos. A promotoria discordou da troca.

    Durante a exibição dos vídeos, Lindemberg não demonstrou nenhuma reação, mantendo a cabeça erguida e as mãos fechadas. Logo no início da sessão, a pedido da defesa, a juíza Milena Dias autorizou que fossem retiradas as algemas, contrariando a recomendação da promotora Daniela Hashimoto. A escolta policial, porém, não foi dispensada e, ao lado do acusado, dois policiais militares permanecem em pé.

    O mais longo cárcere de SP

    A estudante Eloá Pimentel, 15 anos, morreu em 18 de outubro de 2008, um dia após ser baleada na cabeça e na virilha dentro de seu apartamento, em Santo André, na Grande São Paulo. Os tiros foram disparados quando policiais invadiam o imóvel para tentar libertar a jovem, que passou 101 horas refém do ex-namorado Lindemberg Alves Fernandes. Foi o mais longo caso de cárcere privado no Estado de São Paulo.

    Armado e inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg invadiu o local no dia 13 de outubro, rendendo Eloá e três colegas - Nayara Rodrigues da Silva, Victor Lopes de Campos e Iago Vieira de Oliveira. Os dois adolescentes logo foram libertados pelo acusado. Nayara, por sua vez, chegou a deixar o cativeiro no dia 14, mas retornou ao imóvel dois dias depois para tentar negociar com Lindemberg. Entretanto, ao se aproximar do ex-namorado de sua amiga, Nayara foi rendida e voltou a ser feita refém.

    Mesmo com o aparente cansaço de Lindemberg, indicando uma possível rendição, no final da tarde no dia 17 a polícia invadiu o apartamento, supostamente após ouvir um disparo no interior do imóvel. Antes de ser dominado, segundo a polícia, Lindemberg teve tempo de atirar contra as reféns, matando Eloá e ferindo Nayara no rosto. A Justiça decidiu levá-lo a júri popular.

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogada-lindemberg-quebrara-silencio-de-3-anos-sobre-caso/3021280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)