Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta determina distribuição de royalties na exploração de energia eólica

    Publicado por JurisWay
    há 8 anos
    A Proposta de Emenda à Constituição 97/15, em tramitação na Câmara dos Deputados, inclui o potencial de energia eólica entre os bens da União e garante que o resultado da exploração da energia dos ventos para geração de eletricidade (os chamados royalties) seja compartilhado entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.

    O texto é de autoria do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI). Atualmente, a Constituição garante a partilha dos royalties obtidos pela exploração de petróleo e gás natural, recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e recursos minerais.

    A proposta determina ainda que o potencial de energia eólica será explorado diretamente pela União ou cedido a empresas públicas e privadas mediante autorização, concessão ou permissão.

    Ocupação
    Heráclito Fortes argumenta que os parques eólicos demandam a existência de grandes áreas territoriais para a instalação das turbinas. Esta ocupação limita a realização de outras atividades econômicas nos mesmos espaços geográficos, disse.

    Para compensar a situação, as empresas que exploram a energia eólica devem compartilhar com o estado brasileiro os frutos dos seus rendimentos, segundo o deputado. A compensação financeira deve ser distribuída onde ocorre a exploração da energia eólica, afirmou.

    Tramitação
    A admissibilidade da PEC será examinada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a proposta será analisada em uma comissão especial de deputados, a ser criada especificamente para esse fim. E depois seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

    ÍNTEGRA DA PROPOSTA:PEC-97/2015 Reportagem - Janary Júnior
    Edição - Marcia Becker














    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações225
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-determina-distribuicao-de-royalties-na-exploracao-de-energia-eolica/306290245

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)