Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estado de Goiás terá que pagar indenização por erro em exame de HIV

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    Devido a equívoco no resultado de exames realizados pelo Hemocentro-GO, Elena Maria Venancio receberá do Estado de Goiás uma indenização de R$ 20 mil, de acordo com sentença do juiz Éder Jorge, da 2ª Vara Cível de Trindade. Em virtude de falsos resultados positivos em exames de HIV a autora entendeu que foram violados seus direitos e requereu o ressarcimento por dano de ordem moral.

    Consta nos autos que ao realizar doação de sangue no Hemocentro, Elena recebeu a noticía de que era portadora do vírus HIV. O exame foi realizado novamente, porém o resultado apurado foi o mesmo. A autora fez novos exames em outro estabelecimento e ficou constatado o engano nos resultados anteriores, atestando a ausência do vírus.

    Em sua decisão, o juiz considerou que a notícia errônea comprometeu a saúde física e mental da autora. Para ele, a matéria em debate remete à responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas de direito público, expressamente consagrada no § 6º do artigo 37 da Constituição Federal como segue: § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    (Texto: Carolina Diniz / estagiária Assessoria de Comunicação)

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-de-goias-tera-que-pagar-indenizacao-por-erro-em-exame-de-hiv/3065731

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)