Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CÂMARA JULGA DESERTO RECURSO DE EMPRESA QUE FEZ O DEPÓSITO RECURSAL EM GUIA ERRADA

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    A 7ª Câmara do TRT não conheceu do recurso interposto pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por considerá-lo deserto. O acórdão ressaltou que, embora o recurso fosse tempestivo, estando regular a representação processual, o preparo recursal não foi regularmente efetuado, uma vez que o depósito recursal não atendeu ao disposto no artigo 899, parágrafo 4º, da CLT, bem como às determinações constantes da Instrução Normativa nº 26/2004 do Tribunal Superior do Trabalho. Por isso, não há como conhecer do recurso ordinário interposto pela reclamada, uma vez que não preenchidos todos os pressupostos de admissibilidade, assinalou o relator do acórdão, desembargador Luiz Roberto Nunes.

    A Sabesp recorreu da Vara do Trabalho de Registro, alegando incompetência da Justiça do Trabalho e carência de ação (por ser, em seu entendimento, parte ilegítima), além de insistir no chamamento da Fazenda Pública do Estado de São Paulo à lide e de se insurgir contra o pagamento de licença-prêmio.

    Ao recorrer, porém, a reclamada procedeu ao recolhimento, para a conta vinculada do reclamante, da quantia referente ao depósito recursal por meio da Guia para Depósito Judicial Trabalhista - Acolhimento do Depósito, e não por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social - GFIP, e por isso não atingiu a finalidade legal do depósito recursal.

    O acórdão ressaltou que o depósito efetuado destina-se à Garantia de Juízo (campo motivo do depósito da guia, que em nada se confunde com o depósito recursal). A decisão colegiada apoiou-se na Instrução Normativa 21/2002, que, em sua ementa, estabelece na Justiça do Trabalho, modelo único de guia de depósito judicial para pagamentos, garantia de execução, encargos processuais e levantamento de valores, excetuados os depósitos recursais. O item I, por sua vez, prevê que será de uso obrigatório, consoante anexo 1 desta Instrução Normativa, o modelo único padrão de guia para os depósitos trabalhistas, à exceção dos depósitos recursais, constando do citado anexo 1 o modelo de depósito exatamente igual àquele utilizado pela ré (Anexo I - Guia de Depósito Judicial - Acolhimento de Depósito).

    Por fim, o acórdão salientou o artigo da Constituição Federal, o qual prevê: Aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, e concluiu que a estipulação de condições para a utilização de recursos não impede o exercício da ampla defesa, porque a faculdade de recorrer está condicionada ao atendimento dos pressupostos inerentes à modalidade processual intentada. E, baseado nesse entendimento, porque inobservada a formalidade essencial, a Câmara não conheceu do apelo, em face de sua deserção. (Processo 0000015-31.2011.5.15.0069)

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-julga-deserto-recurso-de-empresa-que-fez-o-deposito-recursal-em-guia-errada/3090499

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)