Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra do Meio Ambiente pede melhores condições para produtos primários brasileiros

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    Em audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta terça-feira (5), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o Brasil quer garantir, para vender seus produtos primários, as mesmas condições concedidas aos países desenvolvidos.

    - Na hora de plantar e vender lá fora, queremos as mesmas condições de competitividade, e os mesmos subsídios, se for o caso - afirmou a ministra, comentando observação do diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, de que, na Rio+20, pela primeira vez, os países discutirão o desenvolvimento sustentável a partir do ponto de vista econômico.

    A ministra afirmou que a discussão sobre o meio ambiente deve abranger temas como segurança hídrica, cidades sustentáveis, segurança energética com base em energia renovável e também segurança alimentar. Para ela, não adianta, por exemplo, falar só de energia renovável: é preciso falar também dos meios de implementação de uma matriz energética mais limpa e dos custos relacionados a essa implantação.

    Izabella Teixeira comentou ainda a importância de se discutir a governança do desenvolvimento sustentável. Ela lembrou que a presidente Dilma Rousseff, em discurso por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, disse que a questão ambiental em seu governo transcende a todos os ministérios.

    Já o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou ser necessário debater a questão ambiental junto com a econômica, abrangendo também aspectos políticos. Ele enfatizou a necessidade de se premiar a escolha de desenvolver e utilizar determinadas tecnologias, assim como a escolha por condições de infraestrutura ambientalmente mais adequadas.

    Achim Steiner observou também a necessidade de se obter uma nova forma de se mensurar o progresso econômico das nações, hoje concentrada na aferição do Produto Interno Bruto (PIB). Ele defendeu a reformulação não somente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas de toda a sua estrutura, para que a instituição esteja adequada a uma plataforma multilateral para o Século 21.

    O diretor do Pnuma propôs discutir a concessão de subsídios para a produção, observando que 80% dos subsídios hoje distribuídos beneficiam os 20% mais ricos do mundo. Ele disse ser necessário reavaliar o programa de meio ambiente das Nações Unidas, elaborado há 40 anos. Para Steiner, a Rio+20 é uma oportunidade única para a mudança do paradigma para os próximos anos.

    Agência Senado

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-do-meio-ambiente-pede-melhores-condicoes-para-produtos-primarios-brasileiros/3143198

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)