Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador é a favor do fim da progressão de pena

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    O desembargador Willian Silva, que compõe a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), preside a Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Tortura e também é professor de Direito Penal, defendeu nesta semana mudança no Código de Processo Penal Brasileiro para exigir que um criminoso condenado pela Justiça cumpra integramente a pena determinada pela legislação.

    Nesse sentido, o desembargador Willian é contra a lei que permite ao apenado ganhar o direito à progressão de pena. Segundo ele, o fim da progressão de regime - fechado, semiaberto e aberto - poderá acabar com a sensação de impunidade:

    Quando um sujeito tem consciência de que, se cometer determinado crime ele vai ser condenado a 20 anos de prisão e cumprirá toda a pena na cadeia, ele pensa duas vezes antes de praticar o delito. Ocorre hoje no Brasil que um latrocida (quem mata para roubar) é condenado a 20 anos de reclusão, mas vai ficar, no máximo, 10 anos na prisão. Com o tempo, ele ganha progressão de pena, até ir para casa quando cumprir metade da condenação. É essa legislação que precisamos reformar, pediu o desembargador.

    Willian Silva voltou a ponderar que o Poder Judiciário brasileiro não pode ser responsabilizado pela fragilidade das leis penais: O Poder Judiciário não elabora as leis; a Justiça aplica as leis. Cumpre o que é determinado pelas leis. Quem elabora as leis são os legisladores. Ou seja, no caso brasileiro, deputados e senadores. Os legisladores é que devem ser cobrados por conta das falhas nas leis.

    Assessoria de Comunicação do TJES

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações608
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-e-a-favor-do-fim-da-progressao-de-pena/3167920

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo TJ-ES - Habeas Corpus: HC XXXXX-87.2018.8.08.0000

    Manuel Trajano Duailibe, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Habeas Corpus para o Tribunal de Justiça

    Negada liberdade a preso com mais de 200 kg de maconha

    Tribunal Superior Eleitoral
    Notíciashá 7 anos

    Desembargador José Edivaldo Rotondano é empossado presidente do TRE-BA

    Nota Dez
    Notíciashá 12 anos

    TJES - Câmara Cível mantém decisão de juiz contra tenente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)