Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DF deve indenizar contribuinte incluído na dívida ativa por cadastro de IPTU indevido

    Publicado por JurisWay
    há 8 anos
    por AF - publicado em 23/05/2016 18:30 A 5ª Turma Cível do TJDFT reformou sentença de 1ª Instância e condenou o Distrito Federal a pagar indenização por danos morais a contribuinte incluído na dívida ativa por cadastro indevido de IPTU. De acordo com o colegiado, a inscrição indevida do nome do contribuinte em dívida ativa configura dano moral passível de compensação pecuniária.

    O autor contou que foi cadastrado erroneamente como proprietário de dois imóveis no Itapoã e cobrado das respectivas taxas de IPTU/TLP. Afirmou que, além de ter recebido vários avisos de cobrança, teve o nome inserido na dívida ativa. Em liminar, pediu que o DF fosse obrigado a retificar os cadastros, bem como sua condenação no dever de indenizá-lo pelos danos morais sofridos.

    Na 1ª Instância, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública condenou o DF a desconstituir quaisquer obrigações tributárias concernentes aos imóveis cadastrados indevidamente no nome do autor. Os danos morais não foram reconhecidos pelo magistrado.

    Após recurso, a Turma reformou a sentença para incluir a condenação do DF ao pagamento de danos morais, que foram arbitrados em R$ 5 mil. A decisão colegiada foi unânime.

    Não cabe mais recurso no âmbito do TJDFT.

    Processo: 2014.01.1.126005-4













    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/df-deve-indenizar-contribuinte-incluido-na-divida-ativa-por-cadastro-de-iptu-indevido/341620073

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)