Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF - Condenada por roubo a mão armada vai aguardar julgamento de recurso em liberdade

    Publicado por JurisWay
    há 16 anos

    Tânia Cristina de Oliveira Moraes, condenada a mais de 19 anos de prisão por roubo a mão armada e formação de quadrilha, vai poder aguardar em liberdade o julgamento da apelação de seu advogado contra a sentença. A decisão é do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na análise do pedido de liminar em Habeas Corpus (HC 95315) .

    A defesa de Tânia recorreu ao Supremo alegando que ela permaneceu em liberdade durante todo o processo. Por isso, considera que a prisão decretada na sentença que condenou sua cliente não teria fundamento legal.

    Gilmar Mendes ressaltou, em sua decisão, que o STF vem discutindo a possibilidade de condenados recorrerem da sentença em liberdade. O ministro lembrou que, em março de 2005, durante o julgamento da Reclamação 2391 – arquivada por perda de objeto – o Plenário se encaminhava no sentido de firmar que “eventual custódia cautelar, anterior, portanto, ao trânsito em julgado de sentença condenatória, somente poderia ser implementada se devidamente fundamentada nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal”.

    Os termos da sentença contra Tânia não apresentam fundamentos suficientes para autorizar a prisão provisória, entendeu o ministro Gilmar Mendes, deferindo o pedido para assegurar a Tânia o direito de aguardar em liberdade o julgamento do recurso, até o julgamento final do habeas pelo STF, “salvo se por outro motivo estiver presa”.

    MB /LF

    Condecorado: "style="float:left;"> Legenda da foto --> Processos relacionadosHC 95315

    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-condenada-por-roubo-a-mao-armada-vai-aguardar-julgamento-de-recurso-em-liberdade/67954

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)