Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJPB concede segurança e portador de hidrocefalia tem direito a procedimento cirúrgico no ...

    Publicado por JurisWay
    há 12 anos

    Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (22), a Segunda Seção Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu mandando de segurança, determinando que paciente portador de hidrocefalia e tumor do crânio receba tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a fim de ser submetido a procedimento cirúrgico. O descumprimento da medida implicará multa diária de R$ 1 mil. A relatoria do processo (nº 999. foi do desembargador Fred Coutinho.

    Segundo os autos, o paciente, representado por sua genitora, afirma não ter conseguido vaga no Hospital Arlinda Marques nem em outros hospitais da rede pública, para tratamento de sua enfermidade, pelo tempo necessário. Embora intimados, o secretário de Saúde do Estado e a Diretoria-Geral do Hospital não apresentaram informações.

    Ainda segundo o relatório, restou consignado no caderno processual, além da negativa do Estado da Paraíba, por meio de seu secretário de Saúde e a Diretoria-Geral do Hospital Arlinda Marques, terem deixado de viabilizar o procedimento necessário ao tratamento do impetrante, este ainda procedeu a juntada de toda documentação comprovadora de seu direito, restando, assim, demonstrar a certeza e a liquidez do seu pleito.

    Para o relator, deve ser mantida a decisão liminar que antecipou a tutela pleiteada em mandado de segurança, tendo em vista a previsão de ser a saúde direito e todos e dever do Estado, conforme os termos do artigo e 196 da Constituição Federal. Dessa forma, não pode o ente público tentar se esquivar de sua obrigação constitucional em assistir a seus cidadãos, conclui o magistrado.

    TJPB - Gecom

    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpb-concede-seguranca-e-portador-de-hidrocefalia-tem-direito-a-procedimento-cirurgico-no/100038862

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)