Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara mantém prisão de acusado de matar menor de dois anos

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    Não configura ilegal a prisão em flagrante se a perseguição policial começou logo depois de consumada a infração e se a autoridade teve notícia do fato criminoso e da suposta autoria. Sob esse entendimento, a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou pedido de habeas corpus a um acusado de homicídio qualificado e tentado. Conforme os magistrados de Segundo Grau, no caso em questão a perseguição policial teve início logo após o crime e foi incessante, assim, não importaria o tempo decorrido entre o momento do crime e a prisão do seu autor, como estabelece o artigo 290 do Código de Processo Penal ( Habeas Corpus nº 2446/2009). Em co-autoria com cinco outras pessoas o acusado teria praticado o homicídio de uma criança de dois anos e quatro tentativas de homicídio qualificado. Os crimes ocorreram em março deste ano no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e teriam sido motivados por rixa entre gangues da região. Os acusados teriam passado de moto atirando pelo local onde estavam as vítimas. A defesa alegou a não configuração do estado de flagrância, uma vez que o paciente não teria sido perseguido pelos policiais militares após o fato criminoso, nem tampouco estaria em situação que o faria presumir ser o autor da infração. Contudo, para o relator do recurso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, as alegações da defesa não encontram respaldo nos elementos contidos dos autos. O magistrado destacou do inquérito a informação de que os policiais que efetivaram as diligências afirmaram ter perseguido ininterruptamente o acusado, dando continuidade às diligências no intuito de prender os autores dos crimes. Nesse sentido, para o magistrado, a situação se enquadrou perfeitamente na hipótese de flagrante, prevista no artigo 302 , inciso III , do Código de Processo Penal , que disciplina que se considera em flagrante delito quem é perseguido logo após pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa em situação que faça presumir ser autor da infração. Com isso, para o relator, a prisão em flagrante foi legal, e o fato de ter sido realizada 16 horas após a prática delituosa em nada modifica a situação de flagrância. Acrescentou ainda que a jurisprudência em vigor tem pacificado que não importa o tempo decorrido entre o momento do crime e a prisão do seu ator, e que esse tempo pode ser de várias horas ou mesmo dias. O voto do relator do recurso foi acompanhado à unanimidade pela juíza substituta de Segundo Grau Graciema Ribeiro de Caravellas (primeira vogal) e pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro (segundo vogal).

    Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-mantem-prisao-de-acusado-de-matar-menor-de-dois-anos/1042647

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)