Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-MG - Justiça condena falsários

    Publicado por JurisWay
    há 16 anos

    O juiz Jayme Silvestre Corrêa Camargo, da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte, condenou seis pessoas por falsificação de Cartões Metropolitanos de Transporte e seu uso. Aplicou, a cada uma delas, a pena de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, na razão de uma hora para cada dia e pela limitação de fim de semana.

    A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por cinco horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. Durante a permanência, ao condenado poderão ser ministrados cursos e palestras ou atribuídas atividades educativas.

    Vale esclarecer que o tipo de cartão falsificado é destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais e autorizadas a utilizar, gratuitamente, os ônibus que circulam na região metropolitana de Belo Horizonte.

    A ação foi movida pelo Ministério Público de Minas Gerais, derivada de uma investigação em 1998. O MP esclareceu que a BHtrans é o órgão que expede tal documento. Ocorreu que a BHtrans iniciou, juntamente com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, um levantamento para verificar a autenticidade dos cartões em poder dos usuários. Essa diligência ensejou a apreensão de vários documentos falsos.

    A defesa dos acusados requereu a absolvição por insuficiência de provas, por não haver conduta dolosa ou porque as falsificações “eram grosseiras, incapazes de enganar qualquer pessoa”.

    O magistrado explicou que a falsificação grosseira é aquela evidente e clara, perceptível pelo leigo, feita sem nenhum cuidado, com rasuras e alterações grosseiras. “Mesmo que ela não seja perfeita, se for capaz de enganar o homem médio, não se pode tê-la como grosseira”, esclareceu. Para ele, não é o caso dos autos. Foi necessária a realização de exames para certificar a falsidade, motoristas e trocadores foram enganados, além de causar prejuízos às empresas de transporte. “Para a configuração de falsificação, mister se faz que ela seja capaz de enganar certo número de pessoas e de causar prejuízo a outrem”, completou.

    Quase todos os acusados confessaram a infração. Uma mulher, usuária do cartão falsificado, declarou que tem problemas mentais e faz tratamento psiquiátrico. Não há provas demonstrando essa declaração. Somente um dos acusados foi absolvido por falta de provas.

    Essa decisão está sujeita a recurso.

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-mg-justica-condena-falsarios/105003

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)