Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz exige relatório de impacto ambiental

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    Nove empresas do ramo de mineração e empreendimentos e duas pessoas foram condenadas a elaborar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e Estudo de Impacto Ambiental (EIA), referentes ao loteamento do bairro Belvedere III, para comprovar se há irregularidades e danos causados ao meio ambiente. Os relatórios deverão ser encaminhados ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM) e ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte para análise e aprovação. A sentença é do juiz da 30ª Vara Cível de Belo Horizonte, Wanderley Salgado de Paiva.

    O Ministério Público pediu a revisão do projeto de loteamento das empresas, aprovado em 1988 através de um processo administrativo, com o objetivo de esclarecer os impactos ambientais negativos, pois a área loteada é de grande importância na região, situada nas proximidades do perímetro de tombamento da Serra do Curral. De acordo com as perícias realizadas durante as investigações, havia a necessidade de realização do estudo prévio de impacto ambiental, já que o mesmo não foi verificado pelas empresas.

    De acordo com as alegações das empresas, o projeto foi aprovado em 1988 e as obras executadas, o que torna impossível o estudo de impacto ambiental. Ressaltaram ainda que o loteamento possui inscrição no registro imobiliário e venda, sendo os mesmos fiscalizados pelos órgãos competentes.

    O juiz Wanderley Salgado disse que, de acordo com o laudo da perícia, verifica-se que a arquitetura urbanista pertence à área de relevante interesse ambiental, o que implica a realização dos relatórios. Ele explica a urgência da Justiça quanto a alguns casos referentes ao meio ambiente: "Não podemos fechar os olhos para as irregularidades e os danos causados ao meio ambiente, motivo pelo qual tenho que o pedido inicial é procedente, devendo os réus (as empresas) serem condenados a elaborar o EIA e o RIMA, para que sejam apurados os danos causados ao meio ambiente e, (...) tentar repará-los".

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    • Publicações73364
    • Seguidores791
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-exige-relatorio-de-impacto-ambiental/1083125

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)