Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vítima de violência usa Botão do Pânico: "Me devolveu a paz"

    Publicado por JurisWay
    há 10 anos
    Vinte anos de união terminaram em agressões e ameaças. A esperança de retomar a vida com maior segurança foi alcançada pela vítima de violência doméstica M.A.P.A., 39 anos, com o projeto-piloto de fiscalização de medidas protetivas do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), conhecido popularmente como Botão do Pânico.

    Para mim, receber o Botão do Pânico foi muito importante, eu pude ter paz. Agora, ele respeita a medida protetiva, parou de me ameaçar com recados por telefone. Ele também ficava passando em frente à minha casa, informou M.A., que foi uma das primeiras mulheres a receber o Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), durante solenidade realizada, em abril, no Palácio da Justiça Desembargador Renato de Mattos.

    A vítima se separou do parceiro, com quem morou junto por mais de 20 anos, após a quinta vez que foi agredida. Além das lesões que deixaram marcas no corpo e na alma, M.A. ficou com medo de perder a vida. No último ataque do marido, chegou a ser ameaçada de morte e ficou na mira de um revólver.

    O Botão do Pânico me devolveu a liberdade. Eu fiquei refém no meu próprio lar. Tinha pânico de sair e ir até o bar na esquina da minha casa. Agora, não fico mais em casa por medo, informou M.A.P.A.

    A mulher ainda afirmou que a ação de fiscalização deve ser expandida para que mais mulheres possam, como ela, retomar o diaadia com dignidade e segurança, pois conta com a certeza que tem o apoio dos agentes do Estado.

    O projeto Botão do Pânico foi contemplado pelo Instituto Innovare com o prêmio 2013 na categoria Tribunal, pela contribuição no aprimoramento da qualidade e modernização a Justiça.

    Os Estados do Piauí, Minas Gerais, Bahia e Ceará já demonstraram interesse em implantar o projeto. A efetividade da prática foi destaque também em jornais internacionais, entre eles o Cable News Network (CNN), do Reino Unido, e o TV5Monde, da França.



    Botão do Pânico

    O projeto Botão do Pânico é desenvolvido em parceira com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e com o Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP). Uma alternativa para enfrentar os altos índices de violência no Estado, que segundo pesquisa do Instituto Sangari, lidera o ranking nacional de homicídios de gênero feminino.

    O DSP é um dispositivo discreto entregue às mulheres para ser acionado quando elas se sentirem sob risco. A partir do momento em que o botão é acionado, se transforma numa escuta de alta performance, permitindo à Central de Monitoramento, que funciona junto à Guarda Municipal de Vitória, não apenas localizar onde se encontra a mulher em risco, mas também monitorar e gravar eventuais diálogos para efeito de prova, enquanto a Patrulha Maria da Penha vai ao encontro da vítima para intervir e impedir o desfecho da violência.









    Assessoria de Comunicação do TJES
    28 de Novembro de 2013






















    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitima-de-violencia-usa-botao-do-panico-me-devolveu-a-paz/125337007

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 11 anos

    Botão do Pânico vai virar lei no Ceará, diz deputada

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    Lei Maria da Penha na Prática - Ed. 2022

    "Botão do Pânico" é destaque em seminário sobre Lei Maria da Penha na AL

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)