Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCU fala de saúde em encontro sobre direitos constitucionais em Vitória

    Publicado por JurisWay
    há 11 anos
    O Tribunal de Contas da União (TCU) participou do encontro Os direitos constitucionais ao alcance de todos, realizado pelo Ministério Público Federal em Vitória (ES), nos dia 2 e 3 de setembro. Durante os dois dias, foram discutidos assuntos de interesse da sociedade, entre eles saúde e educação.

    Na área da saúde, um dos tópicos abordados foi a implantação imediata da lei que deu prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento dos pacientes diagnosticados com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - Lei 12.732/2012. O diretor de Métodos Aplicados do TCU, Fábio Mafra, falou sobre os resultados obtidos com a auditoria na Política Nacional de Atenção Oncológica, em 2011, que influenciou a formulação da lei.

    O auditor apresentou dados que, na época da realização do trabalho, demonstravam a insuficiência da estrutura da rede de atenção oncológica para possibilitar aos pacientes com câncer o acesso tempestivo e equitativo ao diagnóstico e ao tratamento da doença. O SUS conseguia atender apenas 66% da demanda na área de radioterapia. Além disso, o tempo médio de espera entre a data do diagnóstico e o início dos tratamentos foi estimado em 113,4 dias no caso de radioterapia e de 76,3 dias para quimioterapia (atendimentos realizados em 2010).

    Esses indicadores demonstravam que as políticas públicas de tratamento do câncer no Brasil estavam aquém de outros países, como o Reino Unido, onde 99% dos pacientes diagnosticados com a doença em 2007 iniciavam o tratamento no período de um mês a contar do diagnóstico. Outro dado revelado pela auditoria foi o de que 60,5% dos pacientes foram diagnosticados, em 2010, com um grau avançado da doença, o que revelava que a estrutura do SUS, na época da auditoria, era deficiente na detecção precoce do câncer.

    O auditor esclareceu que o TCU deverá monitorar o atendimento das recomendações feitas para verificar se houve melhorias na Política Nacional de Atenção Oncológica.

    Consulte o relatório da auditoria, disponível no portal TCU em Avaliações de programas de governo.



    Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.























    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-fala-de-saude-em-encontro-sobre-direitos-constitucionais-em-vitoria/125337647

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)