Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Extinção da empresa não impede estabilidade provisória do empregado acidentado

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    O artigo 118 , da Lei nº 8.213 /91, assegura ao empregado que sofreu acidente de trabalho estabilidade no emprego, por doze meses, após o término do auxílio doença. Basta que ele tenha ficado afastado por período superior a quinze dias e recebido o auxílio doença acidentário. A extinção da empresa não gera obstáculo a esse direito, pois não há nenhuma previsão na lei nesse sentido. Esse foi o fundamento adotado pela Turma Recursal de Juiz de Fora, ao manter a decisão de 1º Grau, que condenou as reclamadas a pagarem ao reclamante as verbas trabalhistas referentes ao período da estabilidade provisória.

    O reclamante foi admitido em dezembro de 2004 em uma empresa prestadora de mão-de-obra, e em janeiro de 2005 sofreu acidente de trabalho. Após receber auxílio doença acidentário, até novembro de 2007, não pode retornar ao serviço, por causa do encerramento das atividades da empregadora. A tomadora de serviços alegou que não é possível reconhecer a estabilidade no emprego ao trabalhador, porque a empregadora direta deste não mais existe e o contrato de prestação de serviços entre as empresas foi rescindido em 2006. Invocou ainda a aplicação analógica das Súmulas 339, II e 369, IV, do TST, as quais preveem a exclusão da estabilidade provisória, para o cipeiro e para o dirigente sindical, quando o estabelecimento comercial for extinto.

    Mas, conforme esclareceu o desembargador Marcelo Lamego Pertence, a estabilidade provisória concedida ao acidentado é diferente da prevista para o cipeiro e para o dirigente sindical. Isso porque, nesses casos, ela tem como objetivo garantir o exercício das atividades desses empregados. Naquele, visa a amparar o trabalhador que está impossibilitado de prestar serviços, em razão de acidente ou doença, situação diversa do membro da CIPA e do dirigente sindical, que poderiam trabalhar para outros empregadores. E o artigo 118 , da Lei 8.213 /91, sem fazer qualquer ressalva, exige, para o direito à estabilidade, apenas o afastamento superior a quinze dias e o recebimento do auxílio doença acidentário, requisitos preenchidos pelo reclamante. Por isso, concluiu o relator, o fechamento do estabelecimento não pode prejudicar o trabalhador acidentado, tendo ele direito à estabilidade provisória.

    (RO nº 00850- 2008-036-03-00-7)

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extincao-da-empresa-nao-impede-estabilidade-provisoria-do-empregado-acidentado/1507889

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)