Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negada apelação que pleiteava pedido de indenização por mordida de cachorro

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    M. H. M. Z. ajuizou ação de indenização por danos materiais e morais na Comarca de Jardim contra A. A. da S., dono do cachorro que mordeu a requerente numa Fazenda em Nioaque no dia 11 de junho de 2002. O magistrado de 1º grau julgou improcedente o pedido inicial, sobre o fundamento de que as provas dos autos indicam que o animal mordeu a vítima por ter sido provocado por ela.

    A autora da ação, entrou com a apelação cível nº , julgada na sessão do dia 6 de agosto da 5ª Turma Cível, sustentando que o pedido é procedente, porque A. A. da S não manteve a a guarda do animal, vulnerando o art. 1.527 do Código Civil de 1916.

    Conforme o relator do processo , Des. Júlio Siqueira, o pedido inicial é mesmo improcedente, sobretudo pelas provas nos autos da ação, até mesmo com testemunhas, que o cachorro foi provocado por um chute da autora, motivo que ocasionou a mordida.

    O relator acrescentou também que o referido artigo 1.527, aplicável à época dos fatos, consta que o dono do animal não deve ser penalizado pelo dano causado em caso de provocação da vítima e a situação em questão, justamente, se enquadra dentro da hipótese normativa, embora seja bem diferente do tratamento dispensado pelo atual Código Civil de 2002. Portanto, a autora da apelação não demonstrou o seu direito (art. 333, I, do CPC), de modo que o recurso não merece provimento. Por unanimidade, a 5ª Turma Cível negou provimento ao recurso.

    Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo / TJMS

    • Publicações73364
    • Seguidores792
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-apelacao-que-pleiteava-pedido-de-indenizacao-por-mordida-de-cachorro/1666494

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)