Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Aprendiz com baixo rendimento escolar não tem direito à reintegração no emprego

Publicado por JurisWay
há 9 anos
Uma jovem aprendiz com baixo rendimento escolar não obteve o direito de ser reintegrada ao trabalho no Banco do Brasil. A decisão foi do juízo da 7ª Vara do Trabalho de Brasília. Segundo informações dos autos, a autora da ação foi reprovada na escola em 2013 e não estava matriculada no ano letivo de 2014. As provas reunidas no processo indicam ainda que a jovem gozou de licença maternidade no período de 6 de julho a 3 de novembro de 2013, mas não retornou ao local de trabalho ao fim do prazo do benefício. A entidade responsável pela intermediação do contrato de aprendizagem, a Casa de Ismael Lar da Criança, tentou - sem sucesso - diversas vezes localizar a jovem por telefone.

Além do baixo rendimento escolar, a coordenação do programa também foi informada de que a jovem faltou muitas aulas no primeiro semestre de 2013, não compareceu à unidade de aprendizagem prática e não justificou as ausências a partir de 25 de novembro de 2013. Em janeiro de 2014, a mãe da jovem noticiou ao Banco do Brasil e à Casa de Ismael que a aprendiz estava novamente grávida.

Conforme o juízo responsável pela sentença, uma testemunha ouvida no caso confirmou a falta de compromisso da jovem com o contrato de aprendizagem. A decisão destacou que a Lei nº 10.079/2000 elenca quatro hipóteses para ruptura do contrato de aprendizagem: desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz; falta disciplinar grave; ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; ou a pedido do aprendiz.

O pressuposto lógico do contrato de aprendizagem é a matrícula e frequência à instituição de ensino, o que não mais ocorre no caso vertente, restando, ainda, evidenciado o desempenho insuficiente da autora. Assim, a ruptura do contrato de aprendizagem da autora encontra-se plenamente justificada, concluiu o juízo da 7ª Vara.

(Bianca Nascimento)

Processo nº 0000594-04.2014.5.10.007













  • Publicações73364
  • Seguidores793
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1211
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprendiz-com-baixo-rendimento-escolar-nao-tem-direito-a-reintegracao-no-emprego/183821093

Informações relacionadas

Elaine Cristina de Oliveira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Jovem Aprendiz - Saiba seus Direitos

Filipe Pessoa de Albuquerque, Advogado
Artigoshá 2 anos

Rescisão de menor aprendiz

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

Aprendiz com baixo rendimento escolar não tem direito à reintegração no emprego

Correio Forense
Notíciashá 6 anos

Impenhorabilidade do salário: principais precedentes do STJ e o novo CPC

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

O Ministério Público e o Novo Código de Processo Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)