Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livraria recebe indenização por causa de protesto indevido

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    Uma livraria de Natal vai receber 4 mil reais de indenização por danos morais pelo protesto indevido de uma duplicada. Uma clonagem na duplicata gerou o protesto e as empresas envolvidas e o banco foram condenados a pagar o valor da indenização.

    Os desembargadores da 2ª câmara cível destacaram que o gênero do endosso translativo, tranfere a propriedade do título, ou seja, todos os direitos dele emergentes, o que não exclui a responsabilidade do endossatário, que deveria ter se certificado da idoneidade formal do documento, antes de protestar o título.

    A empresa que recebeu a duplicata não se precaveu questionando a origem do título, devendo por isso assumir o risco negocial da operação do endosso.

    O relator, desembargador Osvaldo Cruz, disse que a indenização busca compensar o abalo moral, ao mesmo tempo em que inibe outras condutas desse tipo: "contudo, deve-se guardar a proporcionalidade a fim de que não cause enriquecimento ilícito àquele que é indenizado". Apelação Cível nº

    • Publicações73364
    • Seguidores793
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livraria-recebe-indenizacao-por-causa-de-protesto-indevido/1935632

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)